Convidado da Semana
Inclusão é criar e adaptar acessos

O meu desejo é que absolutamente todas as pessoas que me leem agora definissem o que é inclusão e entendessem de fato a verdade sobre ela. O termo é velho, existe uma Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a princípio, mas quando observo o resultado final, percebo que a sociedade não é inclusiva.
Conversando com a mãe de gêmeas PCD (Pessoa com Deficiência), notei que barreiras foram criadas para o atendimento, demonstrando exclusão.
As irmãs passaram por uma consulta na pediatra e a profissional disse “mãe, você não deveria estar aqui, o caso delas é muito grave.”
Porém, a consulta não foi para receber receitas para um tratamento neurológico. A mãe só queria saber sobre a saúde das filhas em uma consulta de rotina. O normal para qualquer criança.
No universo PCD, existe o Capacitismo, termo que refere-se a discriminação e subestimação de deficientes. A exclusão está em diversos lugares, as novas leis não mudam essa realidade, apenas disfarçam. Incluir é dar acesso e adaptar o nosso ambiente para que todos se tornem parte dele.
Marcela de Lourenço é pastora da Igreja Bola de Neve Mogi e é mãe de um adolescente TEA, (Transtorno do Espectro Autista), de 12 anos.

Últimas Notícias

Violência Digital

Guarda Municipal de Mogi apreende 1,5 mil porções de drogas durante operação regional

Prefeitura de Mogi inicia operação com drones para combater a dengue

Gabinete itinerante leva vereador aos bairros de Guararema e aproxima população das decisões públicas


Adolescente é atropelada ao atravessar faixa de pedestres em Guararema

Homem é flagrado com arma falsa e porção de maconha em ponto de ônibus no centro de Guararema

Polícia Militar prende homem por invasão de domicílio, descumprimento de medida protetiva e furto no bairro Ipiranga, em Guararema
