Convidado da Semana
Inclusão é criar e adaptar acessos

O meu desejo é que absolutamente todas as pessoas que me leem agora definissem o que é inclusão e entendessem de fato a verdade sobre ela. O termo é velho, existe uma Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a princípio, mas quando observo o resultado final, percebo que a sociedade não é inclusiva.
Conversando com a mãe de gêmeas PCD (Pessoa com Deficiência), notei que barreiras foram criadas para o atendimento, demonstrando exclusão.
As irmãs passaram por uma consulta na pediatra e a profissional disse “mãe, você não deveria estar aqui, o caso delas é muito grave.”
Porém, a consulta não foi para receber receitas para um tratamento neurológico. A mãe só queria saber sobre a saúde das filhas em uma consulta de rotina. O normal para qualquer criança.
No universo PCD, existe o Capacitismo, termo que refere-se a discriminação e subestimação de deficientes. A exclusão está em diversos lugares, as novas leis não mudam essa realidade, apenas disfarçam. Incluir é dar acesso e adaptar o nosso ambiente para que todos se tornem parte dele.
Marcela de Lourenço é pastora da Igreja Bola de Neve Mogi e é mãe de um adolescente TEA, (Transtorno do Espectro Autista), de 12 anos.


Últimas Notícias

Prefeitura de Guararema abre inscrições para cursos gratuitos de Arrumadeira/Camareira e Cuidador de Idosos

Vigilância Sanitária interdita fábrica de gelo saborizado em Mogi das Cruzes

Guararema realiza campanha de multivacinação até 31 de Outubro

Operação em Mogi das Cruzes combate pancadões e apreende linha chilena


Casal é encontrado morto em banheira de motel em Mogi das Cruzes

Dois indivíduos são detidos por porte de drogas em Guararema

Fundação do ABC assume administração da UPA Oropó em Mogi das Cruzes
