Conexão Esportiva

Campanelli destaca diferencial da revitalização nos gramados esportivos

Empresa é responsável por melhorias e manutenção em diversos Estádios profissionais de todo o Brasil

Adriano Leite

Publicado

há 1 ano

em

Campanelli destaca diferencial da revitalização nos gramados esportivos

Equipamentos modernos: corte vertical / Foto: Arquivo/Campanelli

Referência nacional em gramados esportivos, a Campanelli, empresa mogiana com mais de 40 anos de mercado, alcança cada vez mais destaque no atendimento de Estádios e CTs dos grandes clubes de futebol. Dentre as diversas arenas cuidadas pela equipe técnica da Campanelli está, por exemplo, o Castelão (Ceará), que foi totalmente recuperado para as partidas do Fortaleza na Libertadores 2023.

Um dos serviços essenciais que a Campanelli executa com excelência é a revitalização dos campos para garantir o padrão de qualidade ao longo da temporada. O planejamento levando em consideração fatores como prazos, periodicidade de uso, clima, tipo de piso, entre outros, é fundamental para que o gramado suporte a carga de eventos e esteja sempre nas melhores condições para prática esportiva.

O processo de manutenção desenvolvido por profissionais altamente capacitados e equipamentos de ponta envolve diversas etapas, incluindo o corte vertical que renova a grama e aumenta a proporção de folhas do gramado. Nesse processo, lâminas afiadas rasgam as ramificações e desfazem o colchão, trazendo à superfície o excesso do material orgânico para posterior recolhimento com equipamento específico. Após o corte vertical, ocorre a descompactação mecânica com maquinário importado de hastes sólidas, que adentram ao gramado e realizam a quebra da camada compactada impermeabilizante do solo, permitindo maior oxigenação das raízes, melhoria na infiltração de água e condições favoráveis para o desenvolvimento da espécie.

O próximo passo é a aeração mecânica com máquina de hastes vazadas, que adentram ao gramado e retiram tubetes de material argiloso prejudicial à qualidade do gramado. Em seguida, ocorre a retirada do material excedente, permitindo acesso de novos nutrientes, maior oxigenação e espaço para crescimento das raízes. Nessa fase o campo fica cheio de orifícios que são preenchidos através dessa operação. O top dressing é a distribuição de areia e insumos (calcário e adubo fosfatado), com a troca do material argiloso por areia.

Durante a temporada o gramado acumula desgastes pelo excesso de jogos e treinos, isso compacta o solo que fica duro e com a grama prejudicada e, no fim da temporada, precisa de um trabalho de revitalização para que o gramado seja recuperado e fique pronto para a próxima temporada”, ressalta o engenheiro agrônomo da Campanelli, Matheus Ortega.

Jornalista apresentador do Programa Conexão Esportiva; Prefeito por 2 mandatos de Guararema/SP; atual Secretário Executivo do CONDEMAT - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê