YouTuber de Jacareí faz sucesso com conteúdos sobre o 'universo feminino'

Charlene Franco, nascida em São José dos Campos e moradora de Jacareí, é produtora de conteúdo na plataforma de compartilhamentos de vídeo YouTube. Seu público principal agrega mulheres que buscam uma vida prática e motivação para ter uma vida saudável e leve. “São profissionais ou empreendedoras do lar”, como explica a Youtuber. No canal, que tem seu próprio nome e mais de 10 mil inscritos, ela compartilha dicas referentes a assuntos variados, como receitas, beleza, negócios e saúde.
Charlene Franco considera como sua maior conquista neste meio virtual o fato de atingir alguém positivamente com o conteúdo que compartilha. Mensagens enviadas por seguidoras, que dizem que a YouTuber ajudou em algum aspecto da vida, são o grande impulso para que ela continue com seu propósito.

Há quanto tempo você trabalha com o YouTube e como entrou nesse meio? 
"O canal do YouTube eu tenho há muitos anos, mas não pensava em ganhar dinheiro com isso. Ele teve visibilidade quando comecei a postar vídeos referente ao mercado de venda direta, onde atuei por três anos. Decidi parar com a venda direta e focar no mundo digital. Meu canal está sendo reformulado com outros assuntos. O público mudou porque antes era apenas da venda direta e consequentemente as visualizações caíram pois as pessoas me viam como dessa área, mas todos os dias chega gente nova e isso é incrível! Pretendo continuar, só que com outros assuntos."

Qual a importância do YouTube para você? Ele é sua fonte de renda?
"O YouTube é muito importante para me conectar com as pessoas que gostam de vídeos, porque ainda existem aquelas que gostam de ler e por isso eu também tenho o Blog para escrever. O YouTube é para as que gostam de se sentir mais próximas. Como dizem algumas seguidoras, elas se sentem na minha casa conversando comigo como amigas. Eu já ganho com os vídeos mas ainda é muito pouco para ser minha principal fonte de renda.."

Quais as principais dificuldades e desafios do seu trabalho?
"Não existem tantas dificuldades quando se gosta do que faz mas é bem difícil fazer tudo sozinha, como por exemplo gravar, editar e criar. Fora isso, o maior desafio é fazer com que as pessoas te vejam realmente como profissional, porque hoje qualquer pessoa pode abrir uma conta na plataforma e ser um influenciador, mas nem todo mundo passa a verdade e leva a sério. Eu tenho todo o cuidado de passar uma informação sobre um produto que testei, por exemplo, e isso leva tempo principalmente se for cosmético. Eu só falo do que eu realmente acredito e gosto, só que muitas empresas não valorizam o trabalho de um influenciador/criador de conteúdo, justamente porque tem muita gente fazendo de forma errada. Mas isso não é um obstáculo para mim."

Quais são seus principais objetivos profissionais?
"Continuar estudando sobre o mundo digital e me profissionalizar cada vez mais para poder ajudar as pessoas de forma geral, tanto com o lado pessoal como profissional. Estou criando projetos para isso! As pessoas estão carentes de ajuda, percebi que estão cansadas de ver os mesmos conteúdos onde só mostram o que se ganha, o que se tem, os lugares onde estão, mas não estão preocupados em criar conteúdos com informações que ajudam e que se conectam de fato com os seguidores. Eu quero muito ter essa proximidade, ajudar realmente e sempre de forma prática e leve.."

Qual a importância de Jacareí para você?
"Morar no interior e ter tido a oportunidade de brincar na rua, andar pelos bairros e conhecer muitas pessoas por onde morei e trabalhei foi e ainda é importante para a pessoa que me transformei. Tenho muito carinho por tudo que já vivi e pelas oportunidades que tive aqui."

HOBBY: "Cozinhar"
Um lugar: "Casa dos meus pais"
um amor: "Minha vida"
Uma comida: "Peixe"
Uma inspiração: "Deus"
momento inesquecível: "O dia do meu casamento" 
Um livro: "O Milagre da Manhã" 
Um sonho: "Ser reconhecida profissionalmente"