Brasil

Tribunal Superior do Trabalho valida desconto salarial em banco de horas negativo

TST autoriza desconto de salário em caso de banco de horas negativo

Sara Virginia

Publicado

há 8 meses

em

Tribunal Superior do Trabalho valida desconto salarial em banco de horas negativo

Foto: O Novo

 

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou, por meio de uma resolução publicada em 1º de março e relatada pela ministra Maria Helena Mallmann.

O desconto de salário em casos de banco de horas negativo, seguindo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a convenção coletiva em questão, caso a jornada de oito horas diárias e 44 horas semanais não seja cumprida e o banco de horas fique negativo, as empresas podem descontar as horas devidas após 12 meses ou em casos de demissão ou dispensa motivada.

Em contrapartida, em situações de banco de horas positivo, os empregados podem compensar o período com folgas ou receber horas extras com adicional de 50%, conforme estipulado pela Constituição Federal.

O caso discutido refere-se a uma convenção coletiva entre a PLZ Indústrias Eletrônica Ltda e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina e Região.

Entenda: O Tribunal Superior do Trabalho (TST) é a mais alta corte da Justiça do Trabalho no Brasil, encarregada de garantir a aplicação uniforme da legislação trabalhista e decidir sobre recursos em casos trabalhistas.

Sou uma profissional versátil que encara os desafios com paixão e dedicação. Meu interesse pela leitura e busca constante por informações que enriqueçam meu cotidiano são características fundamentais. Atuo como Executiva de Novos Negócios na @evvecomunicacao, onde meu foco está em identificar e desenvolver oportunidades estratégicas, além de manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros. Minha formação acadêmica é em Gerenciamento de Processos, especializada em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Além disso, sou casada e mãe de dois meninos, João Abner e Henry Lucca. Nas horas vagas, exercito minha paixão pelo jornalismo digital, compartilhando insights relevantes através das mídias sociais e site de noticia deste portal.