Brasil

Tragédia no Lar Paulo de Tarso; Incêndio deixa quatro mortos, incluindo crianças e um adulto em Recife

Em decorrência da tragédia ocorrida no Lar Paulo de Tarso, as crianças e jovens atendidos pela instituição serão transferidos para outras entidades. Em nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco afirmou que fará todo o possível para amenizar o sofrimento das vítimas

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

 Tragédia no Lar Paulo de Tarso; Incêndio deixa quatro mortos, incluindo crianças e um adulto em Recife

Foto: Reprodução / Freepik

Um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira (14), na sede do Lar Paulo de Tarso, localizado na região do Ipsep, Zona Sul do Recife, deixou quatro mortos, incluindo crianças e um adulto. A instituição abriga jovens em situação de risco social. Além disso, quinze pessoas ficaram feridas durante o incidente.

Ao todo, 19 pessoas estavam presentes no local do incêndio, sendo que duas pessoas morreram no abrigo, um garoto e uma cuidadora. Além disso, duas crianças acabaram falecendo a caminho do hospital. Até o momento, os nomes das outras vítimas ainda não foram divulgados. Quinze pessoas foram resgatadas pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhadas para hospitais e unidades de saúde na cidade do Recife. Dessas, oito foram levadas para o Hospital da Restauração (HR), localizado na região central da cidade, enquanto outras cinco foram atendidas no Hospital Geral de Areias, na Zona Oeste, incluindo três meninos e duas meninas.

Além disso, pacientes foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul da cidade. Duas crianças em estado grave foram transferidas da UPA para o Hospital da Restauração.

Bombeiros e Samu

De acordo com o balanço oficial dos bombeiros e do Samu, um incêndio atingiu um local e resultou em 19 pessoas afetadas, sendo 17 crianças e 2 adultos. Infelizmente, 4 pessoas faleceram em decorrência do incidente, sendo 3 crianças e uma mulher. Além disso, 8 pacientes foram levados ao Hospital da Restauração com ferimentos, enquanto 5 foram encaminhados ao Hospital de Areias. Outras 2 pessoas foram atendidas na UPA. A situação é preocupante e as autoridades estão investigando as causas do incêndio.

Onze equipes foram ao local para controlar as chamas. O fogo também atingiu uma casa vizinha, mas ninguém ficou ferido na residência. Por volta das 6h00, a corporação informou que o fogo estava totalmente controlado. Pelo menos 15 crianças e 2 cuidadores foram retirados do local.

O Instituto de Criminalística (IC), esteve no Lar Paulo de Tarso para realizar a perícia sobre as causas do incêndio. No entanto, a perita criminal, Magda Pedrosa, informou que não foi possível realizá-la devido ao local ainda estar muito aquecido no início da manhã desta sexta-feira. A perita destacou também que há preocupações com a estrutura do imóvel, já que podem surgir rachaduras quando a estrutura esfriar. 

Lugar onde ocorreu o fogo 

Segundo informações do site oficial, a organização não governamental (ONG), acolhe crianças e adolescentes encaminhados pelos conselhos tutelares e pelo Juizado da Infância e Juventude, e os abriga até que possam retornar às suas famílias de origem. Caso essa possibilidade não seja viável, são encaminhados para famílias substitutas por meio de guarda, tutela ou adoção. A instituição oferece programas educacionais e de acolhimento para os jovens que lá residem.

Em decorrência da tragédia ocorrida no Lar Paulo de Tarso, as crianças e jovens atendidos pela instituição serão transferidos para outras entidades. Em nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco afirmou que fará todo o possível para amenizar o sofrimento das vítimas. Para isso, lançará uma campanha de doação de alimentos, remédios, roupas, brinquedos e materiais de construção. Além disso, oferecerá suporte psicológico às vítimas e auxiliará na emissão de segunda via de documentos.