Brasil

São Paulo e Rio de Janeiro estudam flexibilização do uso de máscaras

Uso deve se tornar opcional ainda este mês na capital carioca; São Paulo ainda realiza análises sobre fim da obrigatoriedade

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

São Paulo e Rio de Janeiro estudam flexibilização do uso de máscaras

Reprodução

Com o aumento do número de pessoas imunizadas e queda do número de óbitos por Covid-19, as capitais brasileiras estão estudando a possibilidade de tornar o uso de máscaras opcional em espaços abertos.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), acredita que as pessoas não precisarão praticar o distanciamento social e nem usar máscaras durante o Réveillon e o Carnaval. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o dia 15 deste mês, 65% da população deve completar o esquema de vacinação e, por isso, o uso de máscaras poderá ser suspendido em locais abertos.

Já na capital paulista, um estudo está em andamento. A flexibilização em São Paulo deve ocorrer quando 100% da população  com 60 anos ou mais tiver finalizado o ciclo vacinal e tiver recebido a dose de reforço, além de 90% da população adulta estar com a segunda dose aplicada. No momento, em São Paulo, 81,75% da população com 18 ou mais já completou as duas etapas da vacinação ou recebeu dose única.