Santuário de Aparecida recebe fiéis no dia 12 de outubro

A Basílica abriga 35 mil pessoas, mas vai receber apenas 2,5 mil em cada celebração

Rovena Rosa/Agência Brasil

O Santuário Nacional de Aparecida anunciou que vai celebrar o 12 de outubro, Dia da Padroeira, com a presença de fiéis nas missas. No ano passado, as celebrações foram realizadas com restrições em decorrência da pandemia. 

Apesar do retorno presencial dos devotos, as missas seguem com público reduzido por conta da limitação de capacidade. O Santuário abriga 35 mil pessoas, mas vai receber apenas 2,5 mil em cada celebração. No 12 de outubro, serão 13 missas.

Assim como no ano anterior, atividades que geram aglomeração não vão ocorrer. Como é o caso de passeio ciclístico, procissões e a Vigília Mariana, que se mantêm fora da programação.

A carreata pela cidade com a imagem da Santa, que tradicionalmente é acompanhada por fiéis, foi mantida. Mas o público só pode acompanhar o percurso em carros, não a pé.

A retomada das atividades no Santuário são a aposta do comércio local, que vive do turismo religioso.

Em 2020, a Basílica estava aberta no 12 de outubro para visitação, mas as missas foram online e apenas pessoas ligadas à Arquidiocese de Aparecida e obras de evangelização da Basílica participaram.