Brasil

Coronavírus assusta população pelo contágio e políticos pela deficiência em saúde pública

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Coronavírus assusta população pelo contágio e políticos pela deficiência em saúde pública

Desde o mês de janeiro, os jornais brasileiros notificam casos do coronavírus na China, nos países europeus, nos Estados Unidos, e, agora, aqui. O pânico após serem confirmados os primeiros casos no Brasil foi imenso, tanto que levou muitas pessoas a fazerem estoques de máscaras e esgotarem o álcool em gel das farmácias. Além disso, houve também aumento significativo na ocorrência de fake news sobre o assunto, e muito foi dito sobre a ideia de barrar estrangeiros que tentassem entrar no país - ou seja, uma onda de xenofobia também foi praticada em nome disso.

Universidades, cinemas, escolas e outros locais públicos foram fechados temporariamente para conter a doença, e, em meio a isso tudo, algo interessante desponta do medo exacerbado que o brasileiro tem de contrair o vírus: a incidência de mortes em virtude de uma doença semelhante à gripe, porém, que se agrava com a falta de estrutura e qualidade do sistema público de saúde do país.

É certo que os habitantes de países de primeiro mundo também não querem ser acometidos por uma enfermidade, mas esse medo é bem menor devido ao amparo e ao comprometimento dos respectivos governos com a saúde. Na China, por exemplo (mesmo não sendo um país de primeiro mundo), um hospital foi construído em cerca de dez dias e os casos de coronavírus vêm cessando gradativamente.

Nos falta essa segurança, e essa certeza de que o melhor estará ao nosso alcance e será oferecido a todos.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.