Brasil

Brasil confirma casos de coronavírus e população deve se atentar contra as ‘fake news’

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Brasil confirma casos de coronavírus e população deve se atentar contra as ‘fake news’

Muito além do desespero para não contrair uma doença sobre a qual não se sabe muito, a população brasileira deve temer outro monstro que vem com a confirmação de casos do novo coronavírus no país, a alta disseminação de notícias falsas.

Por meio de notícias compartilhadas pelo WhatsApp, pelo Facebook e por outros sites da internet, um medo grande se espalha pelas redes e atinge grande parcela dos cidadãos, sendo responsável pela criação de receitas milagrosas que são capazes de impedir o contágio com o vírus e até mesmo de uma venda alta de máscaras que ajudam a impedir a proliferação da doença, atitudes equivocadas e que muitas vezes são um desserviço para a saúde.

Em épocas onde as notícias se espalham em alta velocidade e uma doença atinge vários países do mundo, o ideal é que a população encontre canais de veiculação sérios e que tenham propriedade para falar sobre o coronavírus. Os sites e portais recomendados para informar sobre o assunto são do Ministério da Saúde, que tem atualizado a quantidade de casos suspeitos e confirmados com grande frequência; a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que informa as principais medidas de prevenção e contenção da doença, e outros que citam e reproduzem as informações destes.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.