Nova frota de Ônibus - MOBILE

Brasil

Anvisa proíbe uso de fenol em procedimentos estéticos e de saúde

Decisão ocorre após morte de paciente durante peeling de fenol em São Paulo; substância não possui comprovação de eficácia e segurança, afirma agência

Sara Virginia

Publicado

há 9 meses

em

Anvisa proíbe uso de fenol em procedimentos estéticos e de saúde

Foto Reprodução: Site Veja Saúde | Agência Nacional de vigilância

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou uma resolução nesta terça-feira (25), proibindo a venda e a utilização de fenol em procedimentos de saúde e estéticos. A medida foi tomada após a substância ser amplamente discutida neste mês, motivada pela morte de um paciente que realizou um peeling de fenol em uma clínica de estética na zona sul de São Paulo.

De acordo com a Anvisa, até o presente momento, não há estudos que comprovem a eficácia e a segurança do fenol. A proibição visa proteger a saúde pública, evitando que procedimentos potencialmente perigosos sejam realizados sem uma fundamentação científica adequada.

"A segurança dos pacientes é nossa prioridade. A ausência de evidências sólidas sobre os benefícios e os riscos do fenol torna seu uso inaceitável em qualquer tipo de tratamento de saúde ou estética", afirmou um representante da Anvisa.

Esta resolução terá um impacto direto nas clínicas e nos profissionais do setor estético, que precisarão encontrar alternativas seguras e regulamentadas para substituir os tratamentos que anteriormente utilizavam fenol.

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER