Brasil

ANEEL anuncia Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 2 para Outubro

Mudança implica cobrança adicional nas contas de luz e reflete condições do mercado de energia

Redação

Publicado

há 1 mês

em

ANEEL anuncia Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 2 para Outubro

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou na última sexta-feira (27/9) que, a partir de outubro, a bandeira tarifária será vermelha patamar 2. Essa mudança indica uma cobrança adicional na conta de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A tarifa da bandeira vermelha patamar 2 será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O acionamento dessa bandeira se deve a fatores como o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), influenciados pela previsão de baixa afluência nos reservatórios das hidrelétricas e pela elevação dos preços no mercado de energia elétrica ao longo do mês.

Desde abril de 2022, o Brasil vivia uma sequência de bandeiras verdes, que foi interrompida em julho de 2024 com a adoção da bandeira amarela, seguida pela bandeira verde em agosto e a vermelha patamar 1 em setembro.

O sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela ANEEL em 2015, tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos da geração de energia no país. Ele considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

Com a introdução desse sistema, os consumidores podem se tornar mais conscientes sobre seu consumo e, ao saber que a bandeira está vermelha, adaptar seus hábitos para evitar contas altas. Anteriormente, sem essa sinalização, os consumidores não tinham como reagir a preços elevados de energia.

A ANEEL destaca a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, ressaltando que a economia de energia é crucial para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor elétrico.