Alto Tietê

Mogi e Guararema não terão gratuidade para idosos abaixo de 65 anos

Tarcísio de Freitas publica decreto que garante novidades no transporte para idosos; Alto Tietê não usufrui da mudança

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Mogi e Guararema não terão gratuidade para idosos abaixo de 65 anos

Público desta faixa etária poderá se beneficiar no metrô, trens, entre outros / Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

No último sábado (21) foi publicado pelo governador Tarcísio de  Freitas, o decreto que garante a gratuidade no transporte público para idosos que tenham entre 60 e 65 anos de idade, permitindo que haja circulação no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.

Diante da determinação, o público que faz parte desta faixa etária poderá se beneficiar do transporte gratuito no metrô, trens da CPTM, no VLT (veículo leve sobre trilhos) com o também nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhetes eletrônicos de uso pessoal e intransferível. Além disso, os cidadãos elegíveis e que estejam interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados. O processo para que a vantagem seja implementada ocorre em até 15 dias. O Decreto 67.455 regulamenta a Lei nº 17.611.

Por fim, para o sistema ferroviário, o transporte público para idosos funcionará através do Cartão TOP ou Bilhete Único. Vale lembrar que além dos trens e metrôs, o Cartão TOP pode ser também utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Cartão TOP para idosos

Para os usuários do transporte público que representem a faixa etária indicada e que já possua o Cartão TOP, não é necessário solicitar um novo, basta apenas encostá-lo em um validador nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para ter acesso ao benefício.

Já para aqueles que ainda não possuem o cartão, basta solicitar e aguardar a chegada do mesmo. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo TOP ou até mesmo através de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros. Caso seja preferível pelo app, é necessário seguir o passo a passo, inserindo os dados e agendar a retirada.

Mogi e Guararema

Após a mudança anunciada ainda nesta semana, a equipe do O Novo entrou em contato com Mogi das Cruzes e Guararema para buscar entender se o decreto da gratuidade irá atingir também as duas cidades do Alto Tietê. 

Segundo resposta enviada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, “a cidade já garante gratuidade para idosos a partir de 65 anos. Portanto, não há previsão de alteração na gratuidade do sistema de transporte coletivo em Mogi das Cruzes.”

A Prefeitura de Guararema disse também à nossa equipe que, “no momento, não será realizada a alteração no público idoso que possui isenção no transporte público municipal.” O benefício de gratuidade na cidade vale somente para idosos a partir de 65 anos.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.