Alto Tietê

Mogi e Guararema contam com ações para conter chuvas

As duas cidades adotam atividades para que os impactos sejam menores

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Mogi e Guararema contam com ações para conter chuvas

Mogi registrou 85,7 mm de chuvas / Foto: Divulgação

O Alto Tietê vem sofrendo constantemente com as fortes chuvas. Na última terça-feira (07) a cidade de Mogi das Cruzes registrou novos pontos de alagamento, após um temporal que se instalou na região. Em acompanhamento, o Jardim Ponte Grande foi um dos locais afetados. A água conseguiu cobrir boa parte dos veículos que estavam estacionados na rua. Além dele, a Vila Mogilar também lidou com transtornos, como bairros inundados.

A equipe do O Novo entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Mogi para questionar se as atividades foram intensificadas e se há registros graves de famílias desalojadas. Leia a nota oficial:

A Secretaria Municipal de Segurança informa que está em andamento a Operação Verão na cidade. Até o dia 31 de março, o atendimento a problemas causados pelas chuvas é prioridade da estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes e demais órgãos participantes. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do município, que permanece em contato contínuo com a Defesa Civil do Estado.

O último grande índice pluviométrico ocorreu na terça (07), com 85,7 mm de chuvas, de acordo com o ponto de medição do DAEE, na Ponte Grande.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que não há, no momento, famílias abrigadas na escola municipal Professora Florisa Faustino Pinto. Os moradores que estavam no local deixaram o abrigo durante o final de semana, com a diminuição do volume da água na região do Oropó.  

Os moradores continuam sendo acompanhados pela pasta, para identificar novas necessidades de atendimento.

Além disso, a unidade do Bom Prato Móvel estará, durante toda a semana, em frente à escola municipal Professora Florisa Faustino Pinto para fazer o atendimento aos moradores. A Prefeitura mantém, ainda, toda a estrutura preparada para o caso de novas chuvas que causem problemas para os moradores da região”, finaliza. 

Temporal em Guararema

A nossa equipe realizou também o contato com a Prefeitura de Guararema. Segundo nota enviada por eles, a cidade, até o momento, não registrou casos de pessoas que ficaram desamparadas pelas chuvas que atingiram recentemente o município. 

Além disso, foi informado que a cidade adota uma série de medidas ao longo do ano para diminuir as ocorrências e estragos. “As execuções são voltadas para limpeza de rios, córregos, poda de árvores e outras obras de infraestrutura estão na lista de atribuições da Prefeitura para que os impactos sejam menores”, destaca a Prefeitura. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.