Alto Tietê

Mogi das Cruzes se une à mobilização estadual contra o Aedes aegypti

A campanha, iniciada na última segunda-feira (20), intensifica o trabalho que já é realizado de forma contínua em Mogi das Cruzes

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Mogi das Cruzes se une à mobilização estadual contra o Aedes aegypti

Foto: Divulgação / PMMC

Mogi das Cruzes se une à Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, que ocorre em todo o estado de São Paulo entre os dias 20 e 25 de março, com ações educativas e de prevenção reforçadas pela equipe do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde em escolas, associações de moradores de bairro e unidades de saúde.

A campanha, iniciada na última segunda-feira (20), intensifica o trabalho que já é realizado de forma contínua em Mogi das Cruzes. "Nossos agentes promovem visitas, bloqueios e ações educativas durante todo o ano. Nesta época, os cuidados precisam ser redobrados devido à chuva e ao calor, que favorecem a proliferação dos mosquitos", explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a estabelecerem uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti. Enfrentar o mosquito é uma tarefa contínua e coletiva, visando prevenir doenças que podem aumentar durante o verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis à proliferação dos mosquitos.

É fácil evitar a formação de criadouros do mosquito

Elimine o prato do vaso de planta ou o utilizem justo ao vaso, sem deixar espaço entre o vaso e o prato;


Mantenha a caixa de água bem fechada e realizem limpezas regulares;


Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;


Retire objetos que acumulam água, como potes e garrafas, dos quintais;


Mantenha o material para reciclagem em saco fechado e em local coberto;


Procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar sinais e sintomas de dengue, Zika ou Chikungunya. O atendimento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).