Alto Tietê

IPT realiza pesquisa com produtores rurais do Alto Tietê

Neste dia 27, os técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) iniciarão as pesquisas com produtores rurais no Alto Tietê 

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

IPT realiza pesquisa com produtores rurais do Alto Tietê

Foto: Nery Sarmento/Arquivo PMMC

Na semana de comemoração ao Dia Mundial da Água, os estudos hídricos em áreas agrícolas da região do Alto Tietê avançam para a etapa de trabalho de campo, realizando pesquisas com produtores rurais nos municípios da região. 

Os estudos incluem cerca de 10 microbacias, que concentram os maiores volumes de áreas para cultivo nas regiões de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano, municípios integrantes do Cinturão Verde do Estado de São Paulo. Agora, o projeto está na etapa de sensibilização dos agricultores sobre os objetivos da iniciativa e da pesquisa de campo, que inclui a investigação geológica, cadastros de poços e propriedade rural, além também de realizar a análise química. 

A iniciativa do trabalho faz parte de um projeto contratado pelo CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), que tem como objetivo principal mensurar a disponibilidade de águas subterrâneas para o atendimento da agricultura. Contando com os recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), os estudos passaram por uma fase de levantamento e análise cartográfica, investigação de solo e subsolo de áreas agrícolas e definição de microbacias. 

“Esses estudos vão localizar e identificar fontes adicionais de água que possam ser usadas para atender a demanda hídrica das propriedades agrícolas, reduzindo os conflitos no uso dos recursos hídricos superficiais, ou seja, dos córregos e dos rios”, disse o coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT e secretário de Agricultura de Mogi, Felipe Almeida. Para ele, os estudos possuem o objetivo de subsidiar a gestão dos recursos hídricos da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM) da região, especialmente diante das mudanças climáticas. 

A agricultura é uma das principais fontes de economia nos municípios do CONDEMAT. “Precisamos do apoio dos produtores porque esse estudo é de extrema importância para a região, que é uma grande reserva de mananciais, produtora de água e de alimentos”, afirmou a coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental da CONDEMAT e diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Suzano, Solange Wuo.