Guararema
Fábrica clandestina de balões é localizada em Guararema
Durante a vistoria efetuada pela polícia, foram encontrados equipamentos e materiais utilizados na produção dos balões
Visando o cumprimento da operação Huracan, que tem como objetivo previnir queimadas e incêndios florestais, na última semana, o 1° Batalhão da Polícia Militar Ambiental deflagrou um mandado de busca e apreensão a respeito de uma fábrica clandestina que fabricava balões, localizada no bairro Chácaras Guanabara, na cidade de Guararema.
Uma equipe da polícia foi enviada até o local e realizou a vistoria. Durante o procedimento de averiguação, foram encontradas diversas máquinas pesadas que eram utilizadas para confeccionar os balões, vários rolos de papel seda e outros materiais usados para a produção desses produtos. Além dos materiais, um homem foi encontrado no interior da residência e acabou sendo encaminhado ao Departamento de Polícia pela Polícia Ambiental.
Fica esclarecido que, a Prefeitura Municipal de Guararema ofereceu apoio e disponibilizou diversas máquinas para que a Polícia Ambiental efetuasse a retirada dos equipamentos da residência.
Huracan
A Operação Huracan, ação proveniente da Polícia Ambiental, tem como foco principal promover um ambiente seguro e sustentável para a população, buscando inibir práticas criminosas. O nome da operação faz referência à mitologia maia, na qual o povo tinha Huracan como o deus responsável por desastres naturais, através da invocação de elementos naturais, como fogo, terra e ar.
Legislação
É importante ressaltar ainda que, de acordo com a legislação brasileira, fabricar, vender, transportar e soltar balões é considerado crime. A pena para qualquer uma dessas ações pode variar de 1 a 3 anos de prisão, conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/98. Além de configurar uma atividade criminosa, soltar balões é extremamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população, devido ao alto risco de incêndios florestais.
Medidas preventivas em Guararema
Essa época do ano é considerada uma das mais secas e, sabendo disso, a Prefeitura de Guararema está desempenhando ações para conscientizar e reforçar a população a respeito dos riscos que essa prática gera.