Alto Tietê

Alto Tietê começa planejamento para vacinação contra Covid-19

Primeiras diretrizes da possível campanha de vacinação já foram liberadas pelo Governo do Estado

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Alto Tietê começa planejamento para vacinação contra Covid-19

Condemat

Após o anuncio do calendário de vacinação contra a Covid-19, que pode começar no dia 25 de janeiro como afirma o Governo do Estado de São Paulo, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) fez uma reunião para organizar o procedimento nas cidades do Alto Tietê.

De acordo com uma estimativa preliminar, mais de 350 mil idosos deverão ser imunizados na região, além disso, o consórcio já solicitou à regional do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual a população de indígenas, quilombolas e trabalhadores da saúde que deverá ser vacinada nas cidades do Alto Tietê.

A grande preocupação dos secretários de saúde, que foi ressaltada na reunião, é o recebimento da vacina em quantidade suficiente para assegurar a aplicação das duas doses em cada indivíduo, com intervalo máximo de 21 dias para assegurar a eficácia da imunização.

“Há várias informações essenciais para os municípios que ainda aguardam respostas do Estado, como a quantidade de vacina a ser recebida e se elas serão enviadas de uma única vez ou de forma escalonada. Isso é fundamental até por conta da capacidade de armazenamento das prefeituras”, explica Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde.

Uma das propostas da Câmara Técnica de Saúde é padronizar os horários de vacinação nas cidades, que serão divididas em três blocos proporcionais ao porte populacional (pequeno, médio e grande). Também estão sendo pensadas questões como: atendimento da população de outras cidades, capacidade de armazenamento dos insumos, de equipamentos refrigerados para as vacinas e de equipes de recursos humanos.

“As prefeituras já possuem expertise em campanhas de vacinação em massa, porém, essa é diferenciada e estamos nos preparando com as informações disponíveis. Aguardamos o quanto antes as orientações do Estado para finalizar as estratégias”, concluiu Martins.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.