Regional

Jiu-Jitsu como estilo de vida

Jiu-Jitsu como estilo de vida

A palavra jiu-jitsu é de origem japonesa onde “jū” significa suavidade e “jutsu” significa técnica ou arte. É com estes fundamentos da arte marcial que Jair Alves Mesquita costuma passar os ensinamentos aos seus alunos, sempre embasado pela técnica estratégica que busca usar a força do adversário a seu favor, porém de uma forma suave e com uma relação muito próxima dos alunos.
Aos 42 anos, Jair passou a metade de sua vida praticando Jiu-Jitsu. Hoje ele é faixa preta 2º grau e dá aulas há 12 anos, sendo que há 10 anos é professor da modalidade em Guararema, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Em sua trajetória esportiva ele já participou de diversos campeonatos, com destaque para o Campeonato Paulista da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Estadual, em 2000; onde ele foi Campeão Paulista e o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, em 2013; onde ele se tornou Vice-Campeão Brasileiro. Para ele o Jiu-Jitsu é um estilo de vida, que ele procura introduzir também na rotina dos seus alunos, trabalhando não apenas a luta, mas, sobretudo o autocontrole, a disciplina e a mente.
Atualmente ele treina mais de 50 alunos, entre crianças e adultos, todos com o mesmo propósito de ensinar e aprender com cada um, porém no meio dos alunos tem um com quem ele aprende ainda mais não somente no tatame, mas na vida, o seu filho Kauan dos Santos Mesquita. O filho, aliás, também absorve muito dos ensinamentos do pai e aos 15 anos, dois quais metade destes anos ele passou treinando Jiu-Jitsu, entre vários campeonatos disputados, neste ano irá participar do Kids de Jiu-Jitsu, valendo uma vaga para os Jogos Pan Americano da modalidade.
Além do filho, outros alunos de Jair participam de inúmeras competições, sendo que um deles, alcançou o título de Campeão Brasileiro no início deste ano e um é Bicampeão do Eco Jiu-Jitsu de Mogi das Cruzes. Orgulhoso, Jair celebra as conquistas de todos os seus alunos em diversos aspectos. “Vejo potencial em todos os meus alunos. Tenho muitos casos de melhoria em casa e na escola depois que começaram praticar o esporte e ver os benefícios do Jiu-Jitsu como estilo de vida para cada um é a minha maior satisfação”, finalizou.