Prefeitura destaca iniciativas voltadas ao autismo, como a construção de nova sede da Apae e a implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de Guararema reforçou seu compromisso com a inclusão e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de diversas ações. A Administração Municipal, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, destacou a importância de promover a diversidade e o olhar sensível sobre a vivência de pessoas autistas, com depoimentos de alunos e profissionais da área.
O material foi produzido na Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) “Adibe Sayar Daher”, localizada no bairro Itapema. A unidade de ensino, que oferece uma infraestrutura adaptada para atender crianças e adolescentes com TEA, se destaca como um importante símbolo de inclusão no município.
A gestora e professora da escola, Michele Camargo, que se diagnosticou como autista após o diagnóstico de seu filho Vitor, de 7 anos, enfatizou o trabalho focado nas potencialidades dos alunos. “Aqui na Emec, trabalhamos as potencialidades, e não as dificuldades. É muito bom ter uma escola que pensa nisso, que cuida de nossas crianças”, afirmou.
Os depoimentos de alunos também tocaram os corações da comunidade. O adolescente Pedro H.M. dos Santos compartilhou suas percepções sobre o autismo: “Ser autista às vezes é uma bênção, outras vezes um desafio, mas me beneficia ao entender as coisas ao meu redor. Eu sou um ser humano assim como todos”, disse. Já Vinicius Kaue do Nascimento fez um apelo pela compreensão: “Quero que as pessoas entendam o lado dos autistas e que saibam que todos somos iguais perante a lei. Os autistas têm inteligência e sabedoria, e sabem viver a vida como ela é”.
A Prefeitura também tem investido em políticas públicas que garantem mais direitos às pessoas com TEA, como a implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), que assegura prioridade no atendimento em diversos serviços, como bancos, mercados e órgãos públicos. A medida segue a Lei Federal Romeo Mion (13.977/20) e visa promover a inclusão social.
Além das iniciativas da Emec, outro grande projeto da Prefeitura é a construção de uma nova sede para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro Morro Branco. A nova estrutura contará com piscina, quadras e um salão de eventos, tudo adaptado para atender pessoas com TEA e outras necessidades especiais.
Para celebrar a data, o prefeito de Guararema, Zé, acompanhou uma visita à obra com Matheus Pereira Ramires, um jovem autista, e sua mãe, Adriana Ramires. Também estiveram presentes Maura Batista Cruz, diretora social da Apae, e sua filha autista, Julia Fanucchi. O prefeito aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso com a inclusão: “A obra da nova sede da Apae segue avançando, e quero agradecer o apoio dos deputados Marcio Alvino e André do Prado, além do governador Tarcísio de Freitas. Nossa missão é trabalhar por uma cidade mais inclusiva e respeitosa para todos”, concluiu.
As iniciativas de Guararema reforçam a importância de construir uma sociedade que valorize a diversidade e busque garantir direitos iguais para todos.