Mogi das Cruzes

Patrulha Maria da Penha de Mogi realizou 31 prisões em flagrante no primeiro semestre

Atualmente, o grupamento acompanha 212 mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Patrulha Maria da Penha de Mogi realizou 31 prisões em flagrante no primeiro semestre

Foto: Pedro Chavedar/PMMC

Em Mogi das Cruzes, a Patrulha Maria da Penha, grupamento específico para proteção e atendimento da mulher vítima de violência doméstica da Guarda Municipal, atendeu 37 ocorrências de violência doméstica ou descumprimento de medida protetiva, com 31 prisões em flagrante durante o primeiro semestre.

Atualmente, 212 mulheres com medidas protetivas expedidas pela Justiça são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha em Mogi das Cruzes. O trabalho é realizado com rondas nas proximidades dos locais de residência e trabalho das vítimas, além de contatos frequentes com as mulheres.

Do total de ocorrências registradas no primeiro semestre deste ano, apenas 12 foram referentes a mulheres acompanhadas pelo grupamento. As demais ocorreram com pessoas que não fazem mais parte do trabalho ou vítimas não acompanhadas. De acordo com dados da Guarda Municipal, as regiões com a maior incidência de ocorrências são Jundiapeba, Centro, Vila Oliveira, Vila Natal e Mogi Moderno.

“A violência contra a mulher é um problema que, infelizmente, está presente em todo o Brasil e merece uma atenção especial dos órgãos de atendimento social e de segurança. A Patrulha Maria da Penha é parte importante nas ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes no enfrentamento à violência contra a mulher, que busca oferecer mais segurança a estas vítimas para que elas possam seguir suas vidas”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

O secretário lembrou ainda que, em seis meses, o grupamento realizou 1.777 rondas. Neste trabalho, as equipes da Patrulha Maria da Penha percorrem as regiões de moradia e trabalho das vítimas acompanhadas. Além disso, as mulheres têm acesso a um contato direto com as equipes da patrulha para situações de urgência e emergência.