Mundo
Leão XIV é eleito novo papa e marca início de uma nova era para a Igreja Católica
Cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, sucede Francisco com a missão de equilibrar tradição e diálogo com o mundo contemporâneo

Em um momento de grande expectativa para os fiéis ao redor do mundo, o cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o novo papa nesta quinta-feira, 8, adotando o nome de Leão XIV. O anúncio foi feito às 19h45 locais (14h14 em Brasília), na tradicional Loggia da Basílica de São Pedro, pelo protodiácono Angelo Mamberti, que proferiu a célebre frase “Habemus Papam” “Temos Papa”, em latim.
A decisão veio após três sessões de voto realizadas em total sigilo na Capela Sistina, em um conclave marcado pela clausura dos cardeais, sem contato com o exterior. Desde as congregações gerais, etapas preliminares ao conclave, já se notava um consenso em torno de um nome capaz de dar continuidade às reformas e ao estilo pastoral do papa Francisco, mantendo o equilíbrio entre a tradição doutrinária e a abertura ao diálogo com os desafios do mundo atual.
Leão XIV assume o papado sucedendo Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, cujo legado é lembrado pela ênfase na misericórdia, justiça social e ecologia. Francisco deixou marcas profundas com sua abordagem humanista, linguagem acessível e gestos de humildade que ampliaram o alcance da Igreja no cenário global.
A atenção agora se volta para domingo, 11, quando o novo papa deve conduzir seu primeiro Angelus da janela do Palácio Apostólico. A oração, tradicionalmente feita ao meio-dia, será o primeiro gesto público de Leão XIV e um momento simbólico de conexão com fiéis do mundo todo.