Guararema

Mulher é vítima de estelionato em aplicativo de vendas pela internet

Ao perceber que havia caído em um golpe ela se dirigiu a delegacia para registrar o boletim de ocorrência

Redação

Publicado

há 5 anos

em

Mulher é vítima de estelionato em aplicativo de vendas pela internet

Reprodução

 

Uma mulher de 29 anos de foi vítima de um estelionato em um aplicativo de vendas pela internet na última semana.  De acordo com o depoimento da vítima, ela anunciou um objeto pelo aplicativo e no mesmo dia ela recebeu uma mensagem de uma pessoa que se dizia interessada em seu anúncio. 
No dia seguinte, a conversa continuou para que fossem decidimos os trâmites da negociação, de pagamento e envio do produto. Ainda segundo o boletim de ocorrência, a mulher fez o envio através de um carro de motorista por aplicativo.
Mas só no dia seguinte a vítima percebeu que havia sido bloqueada no aplicativo de mensagens e que nenhum valor havia sido depositado em sua conta.
Ao perceber que havia caído em um golpe, ela se dirigiu a delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

cuidados na compra
e venda pela 
internet
É importante que o vendedor confira com atenção a numeração do boleto, se é a mesma que foi gerada no momento do acerto do negócio. Também é importante checar se o dinheiro efetivamente entrou na conta quando o comprador anuncia o pagamento, e pedir que seja enviado um comprovante.
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os principais alvos de golpe são vendedores de produtos e serviços de alto valor e de fácil revenda, como eletrônicos, jogos online, recarga de celular, ingressos de eventos. Resguardar os dados pessoais também é uma forma de reduzir risco de sofrer golpes desse tipo.
 Quando algum farsante tem acesso à conta do vendedor em redes sociais, pode conseguir também a localização, idade, telefone e lugares que frequenta. E pode facilmente usar estas informações para plagiar anúncios ou até mesmo cometer extorsão contra o vendedor.
Outro ponto importante, é evitar fechar negócio fora do site no qual foi feito o anúncio. As principais plataformas de negócios oferecem proteção para o vendedor, com identificação e reputação do comprador.