Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes intensifica combate à dengue com mutirão e mobiliza mais de 150 colaboradores
Ação ocorrerá nesta sexta-feira (21) no Parque Olímpico, região com maior índice de infestção do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará, nesta sexta-feira (21), o Dia D de Combate à Dengue, um mutirão que mobilizará mais de 150 colaboradores para intensificar ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa ocorrerá no Parque Olímpico, região com o maior índice de infestação da cidade, segundo a Avaliação de Densidade Larvária realizada em janeiro.
A concentração do mutirão será na Escola Municipal Luiz Beraldo de Miranda, a partir das 7h, onde as equipes da Defesa Civil Estadual e da Prefeitura se reunirão para organizar os trabalhos. Em seguida, serão realizadas nebulização, limpeza de espaços públicos, visitas casa a casa, panfletagem e orientação aos moradores.
A operação contará com a participação de 10 agentes da Defesa Civil (cinco do Estado e cinco do município), seis guardas civis, 105 colaboradores da Secretaria de Serviços Urbanos e 30 profissionais da Saúde. O grupo terá apoio de 10 veículos, cinco caminhões basculantes, uma retroescavadeira e 30 roçadeiras para a remoção de criadouros do mosquito.
“Diariamente, os agentes de controle de vetores percorrem a cidade para identificar focos do Aedes aegypti e adotar as medidas necessárias, desde orientação até nebulização e autuação, se necessário”, explica Jefferson Renan de Araújo Leite, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
O Dia D integra um esforço estadual para reforçar medidas preventivas em municípios com risco elevado de aumento dos casos de dengue. As atividades serão divididas em quatro frentes: aplicação de inseticida, vistorias e remoção de criadouros, visitas domiciliares e panfletagem. A prefeita Mara Bertaiolli destaca que a abordagem pessoal é essencial para conscientizar a população sobre a importância da prevenção. “O envolvimento dos munícipes é fundamental para eliminar criadouros e reduzir os riscos”, afirma.
A última Avaliação de Densidade Larvária apontou que 75% dos focos do mosquito estão em residências, principalmente em materiais descartáveis ou recicláveis. A maioria das larvas foi encontrada em recipientes móveis, que poderiam ser eliminados para evitar o acúmulo de água parada.
Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 24 casos confirmados de dengue em 2025, com outros 173 exames aguardando resultados. Para facilitar o acesso às informações e denúncias, a Prefeitura disponibiliza o “Zap Dengue”, um sistema de atendimento pelo WhatsApp no número (11) 99918-6070. Basta enviar uma mensagem para obter orientações sobre prevenção e combate à doença.