Alto Tietê

Alto Tietê aumenta segurança nas escolas

A medida preventiva visa evitar a ocorrência de ações criminosas, como as que têm acontecido recentemente em todo o país

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Alto Tietê aumenta segurança nas escolas

Foto: Divulgação/PMMC

As cidades do Alto Tietê estão adotando medidas para aumentar a segurança nas escolas da região. Em Arujá, a Prefeitura contratou 25 novos agentes do último concurso, com o objetivo de reforçar a vigilância da Guarda Civil Municipal nas unidades escolares. Além disso, as instituições estão equipadas com botões de pânico que permitem comunicação imediata com a GCM. Também está em andamento a instalação de câmeras de vigilância que serão compartilhadas entre as forças de segurança, visando detectar comportamentos suspeitos.

Mogi das Cruzes

Na última segunda-feira (10), em uma reunião entre representantes da Prefeitura, os comandos da Polícia Civil e Militar e da Diretoria Regional de Ensino do Estado foram discutidas medidas preventivas para aprimorar a segurança das escolas em Mogi, com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade para os pais, alunos e professores, além de evitar ações criminosas como as ocorridas recentemente em todo o país.

O Prefeito Caio Cunha, anunciou duas licitações para aprimorar a segurança nas escolas municipais. A primeira é para a instalação de um sistema de monitoramento de redes sociais e a segunda é para contratar agentes de monitoramento 24 horas, cercas elétricas e botões de pânico. Como medida imediata, haverá um reforço na Ronda Escolar da Polícia Militar e na Guarda Municipal para prevenir e combater ações direcionadas às escolas.

Poá 

A Secretaria de Segurança de Poá anunciou que a Guarda Civil Municipal realizará rondas em horários alternados e trabalhará junto com a Polícia Militar e Civil, para reforçar a segurança nas escolas e creches locais. A cidade também está aumentando o efetivo da Guarda Municipal e instalando câmeras de segurança e sistemas de monitoramento nas redes. 

Itaquaquecetuba

A Guarda Civil de Itaquá está realizando rondas estratégicas em horários de entrada e saída das escolas estaduais e municipais, além de manter contato com os diretores das unidades. Não houve necessidade de contratação de novos agentes até o momento. A GCM realizou uma palestra com orientações aos pais de alunos da E.E. Vereador Durval Evaristo dos Santos e pretende ampliar essas ações para outras escolas.

Ferraz de Vasconcelos

Representantes de vários órgãos se reuniram em Ferraz de Vasconcelos para definir medidas que aumentarão a segurança dos alunos. A Prefeita anunciou a instalação de câmeras, alarmes e botões de pânico em todas as escolas, que serão monitoradas pela Central de Monitoramento. A secretária de Educação, Paula Trevizolli, informou que serão tomadas medidas para reforçar a identificação de visitantes e campanhas de orientação.

Arujá e Biritiba Mirim 

A Prefeitura de Arujá informa que em conjunto com as ações da GCM, foi editado um decreto para normatizar a conduta dos gestores em relação ao fechamento dos portões e à identificação pessoal de todos que entram ou saem do ambiente escolar.

Já em Biritiba Mirim, os servidores da área de educação estão participando de reuniões para fortalecer as ações preventivas na segurança escolar. Além disso, as equipes de segurança patrimonial e trânsito estão realizando rondas nas proximidades de todas as unidades de ensino.