Em junho deste ano o vereador José Luiz Furtado, o Zé Luiz, deixou o Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB). Na época ele foi questionado se iria se filiar ao PL, mas não confirmou; desde as eleições de 2022, o vereador se aproximou do partido comandado por Valdemar Costa Neto.
Em um encontro com Valdemar, o parlamentar afirmou publicamente sua filiação ao partido. Segundo ele, o PL quer crescer em Mogi das Cruzes e o vereador Zé Luiz, em seu primeiro mandato, tem se destacado na Câmara Municipal e vai somar aos vereadores da bancada do PL.
O vereador conversou com O Novo, a respeito de nova fase, confira:
O Novo: O que despertou essa migração de partido? Que tipo de alinhamento político você busca com essa nova decisão?
Zé Luiz: Desde junho, estou sem partido. Decidi sair do PSDB porque o partido mudou a diretriz e, pela primeira vez na história, não teve candidato majoritário em nível nacional, o que prejudicou a performance eleitoral. Em 2022, apoiei candidatos do PL e a minha filiação ao partido se tornou um caminho natural.
Entendo que Política é grupo e eu tive que encontrar um grupo político no qual eu me identificasse.
O Novo: Recentemente, você afirmou que o PL procura crescer em Mogi das Cruzes, de que forma, você acha que isso será alcançado e quais os benefícios populares?
Zé Luiz: O crescimento do PL se dará com a chegada de novos e bons quadros partidários, dando opções de qualidade para que os mogianos escolham as melhores opções no momento da eleição. Pela primeira vez a Assembleia Legislativa do Estado tem um presidente da nossa região e, estar alinhado com os representantes estaduais pode trazer benefícios para a cidade, como projetos e recursos.
Ao ser questionado acerca dos desafios que irá enfrentar em nova fase, o vereador afirma que o maior desafio é encontrar o seu espaço no partido.
"O PL tem excelentes quadros e candidatos bons de voto. Mas, considerando o contexto atual da cidade, pode ser uma oportunidade, tendo em vista a carência de novas lideranças políticas. A princípio, meu objetivo é somar com o grupo para que possamos oferecer as melhores opções aos mogianos.", compartilha o mogiano.
O Novo: Por fim, o que você pode apresentar para os munícipes que ainda não conhecem seu trabalho?
Zé Luiz: Tenho pautado o meu trabalho na Câmara Municipal na defesa da Educação, da Justiça Social e na Transparência. Além disso, sou o autor da Lei que garante acompanhante às mulheres que se submetem a exames que precisam de algum tipo de sedação e da Lei que garante brinquedos adaptados para crianças com deficiência nos playgrounds públicos e privados, por exemplo. Também fui o primeiro e único vereador da história da cidade a abrir mão do uso de veículo oficial, combustível e motorista. Nosso mandato disponibiliza canais de comunicação aos munícipes como o Zap do Zé, por exemplo, mantendo a transparência das ações do mandato mensalmente também pelas redes sociais.
O Partido Liberal atualmente conta com 761.289 membros, sendo assim, 351 a menos que os 761.640 inscritos antes da entrada do ex-presidente, Jair Bolsonaro. No momento, ocupa a oitava colocação no ranking de partidos.