Mogi das Cruzes

Secretário de Segurança de Mogi comparece à audiência na Câmara

Toriel Sardinha argumentou que sacou a arma durante desfazimento de barracos apenas para “se defender” de moradores que o ameaçavam

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Secretário de Segurança de Mogi comparece à audiência na Câmara

Divulgação/CMMC

O secretário municipal de Segurança Pública de Mogi das Cruzes, Toriel Sardinha, participou na quarta-feira (15) de uma audiência na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre um episódio que teria ocorrido na ocupação da Vila São Francisco. 

A reunião contou com a presença da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública, presidida pelo vereador Iduigues Martins (PT) e outros parlamentares da Casa.

Sardinha iniciou sua fala reforçando que a ação tratava-se de um desfazimento de barracos não-habitados, demarcados por oficiais da Justiça. O secretário, então, falou sobre o momento em que saca a arma, apresentando a Cartilha de Armamento e Tiro da Polícia Federal para que “as pessoas entendam sobre o manuseio de arma de fogo”.

“Não era só eu quem estava armado, todos os guardas municipais estavam portando arma de fogo e eu ando armado 24h. Diante de qualquer ameaça - e esse é um entendimento pessoal -, aquele que está armado vai fazer uso do armamento”, explicou.

O secretário também exibiu um vídeo gravado da operação e pontuou alguns detalhes nas imagens, como o fato de a arma estar apontada para o chão e o dedo estar fora do gatilho, assim, respeitando as normas de segurança e não colocando as pessoas em risco.

Segundo ele, o rapaz que aparece nas imagens o havia ameaçado várias vezes e se aproximou do que o secretário definiu como armas brancas: foice, machado e facão. “Está certo que eles não utilizam como armas, mas naquela situação de tensão poderiam ser utilizadas como armas”, completou.