Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi lança app de segurança para escolas

O aplicativo tem o objetivo de monitorar e amparar as escolas do município

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Prefeitura de Mogi lança app de segurança para escolas

Foto: Kauany Germano

Na manhã do último dia 28, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes efetivou o lançamento do Aplicativo de Segurança nas Escolas, promovido pela Secretaria de Segurança da cidade, com o objetivo de criar uma ferramenta para monitorar e amparar as escolas do município.

O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Caio Cunha, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler e o secretário de segurança, Toriel Sardinha, além de vereadores e secretários de departamentos igualmente importantes em relação à segurança nas escolas.

“Há pouco mais de 15 dias, com as ocorrências registradas em escolas de todo o Brasil, a população foi tomada pelo pânico. Após os casos de violência, o prefeito e eu nos preocupamos em criar um protocolo que não fosse somente teórico, mas que viesse acompanhado de medidas efetivas que fossem práticas e que pudessem ser aplicadas de forma eficiente. Com a intenção positiva de criar essas medidas para conter a onda de violência nas escolas, nós também reforçamos a Ronda Escolar na cidade e, hoje estamos lançando mais uma ferramenta para complementar todas essas medidas de segurança de nossas escolas, alunos e profissionais da educação”, declarou o secretário de Segurança, Toriel Sardinha. Ele ainda explicou que o novo app serve para facilitar o atendimento da Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar, nas ocorrências escolares.

O aplicativo foi desenvolvido para ser distribuído às pessoas que estão envolvidas no ambiente escolar. Inicialmente, as diretoras e alguns multiplicadores de segurança, como motoristas de ônibus escolares, que já estão recebendo o devido treinamento, irão receber o aplicativo e posteriormente, o número de usuários será ampliado, para oferecer ainda mais segurança a todos.

O acionamento da polícia através do app deve ser feito de dentro da escola, para que o Centro de Controle seja diretamente comunicado sobre o local da ocorrência. Além disso, o guarda que receber o chamado, irá tratá-lo como prioridade, passando a ocorrência para a viatura mais próxima do local.

Para desenvolver uma investigação e traçar um cruzamento de dados em relação aos casos que acontecerem em escolas, o aplicativo terá uma janela exclusiva com todos os registros. Fica esclarecido ainda que tanto as ocorrências em escolas municipais quanto nas escolas estaduais serão igualmente respondidas pela Guarda Municipal.

AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP