GC MED - Adriano MED - Adriano

Mogi das Cruzes

Mogi participa da Câmara Técnica do Condemat com foco em políticas para mulheres

Reunião debateu acolhimento a vítimas de violência e empreendedorismo feminino como ferramenta de transformação social

Pedro Henrique

Publicado

há 1 mês

em

Mogi participa da Câmara Técnica do Condemat com foco em políticas para mulheres

Divulgação/PMMC

A secretária da Mulher de Mogi das Cruzes, Lívia Bolina, participou nesta terça-feira (27), da 2ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres, realizada na sede do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. O encontro reuniu representantes regionais para apresentar e discutir iniciativas voltadas à proteção, acolhimento e fortalecimento da autonomia feminina.

Entre os destaques do evento, esteve a apresentação do Programa Acolhe, conduzida por Ivanda Sobrinha, do Instituto Natura e coordenadora do projeto. A iniciativa oferece acolhimento temporário para mulheres em situação de violência e seus filhos, em hotéis da rede parceira, por até 15 dias. Além de garantir abrigo seguro, o programa promove atendimento humanizado e já beneficiou 332 municípios, com mais de 9 mil diárias concedidas. “Também acolhemos famílias numerosas, pois não podemos separar mães de filhos mais velhos ou de outros familiares que convivem no mesmo lar”, explicou Ivanda.

A segunda apresentação foi conduzida por Ana Flávia Silva, consultora de Projetos e Programas Especiais do Sebrae-SP e gestora estadual do programa Sebrae Delas. Ela abordou o empreendedorismo feminino como uma ferramenta de transformação social, especialmente em contextos de vulnerabilidade. A proposta é promover a autonomia financeira das mulheres, fortalecendo suas capacidades de liderança e inserção econômica por meio de capacitações, mentorias e suporte à formalização de negócios.

“A transformação social impulsionada pelo empreendedorismo traz impactos positivos em diversas áreas e contribui para a construção de redes de apoio e desenvolvimento sustentável”, ressaltou a secretária Lívia Bolina.

A Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat é coordenada por Clau Camargo, primeira-dama de Arujá, e tem como objetivo articular ações regionais que ampliem a proteção e o protagonismo feminino nos municípios do Alto Tietê.

banner-onovo
EVVE BANNER MED - Adriano