Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes ganha certificação Município Verde Azul

O anúncio das cidades certificadas ocorreu em São Paulo e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Mogi das Cruzes ganha certificação Município Verde Azul

Divulgação


Mogi das Cruzes conquistou nesta quarta-feira (24) a certificação do Programa Município Verde Azul – obtendo a 26ª colocação no ranking paulista, com 88.89 pontos – e o prêmio André Franco Montoro. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o programa reconhece a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas. O anúncio das cidades certificadas ocorreu em São Paulo e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, recebeu as premiações, destacando o trabalho coletivo realizado pela administração.
“A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente são pilares desta gestão municipal e o resultado de hoje mostra o esforço de todas as secretarias, assim como do Semae, na busca de indicadores cada vez mais positivos. Realizamos várias ações em conjunto, como plantio de árvores, preservação de nascentes e educação ambiental, entre outras, que contribuíram para a certificação do Programa Município Verde Azul e para a conquista do prêmio Franco Montoro”, explicou Saraiva. A programa é contínuo e premiação tem como base o ciclo de atividades desenvolvida ao longo de 2021.
O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, comandou a entrega das certificações, ao lado dos subsecretários Eduardo Trani (Meio Ambiente) e Cassiano Quevedo Rosas de Ávila (Infraestrutura). Representantes de vários municípios paulistas certificados compareceram à solenidade de entrega, que ocorreu no auditório da secretaria paulista.
Entre as ações desenvolvidas no ano passado pelo município e que contribuíram para a certificação estão o cálculo da pegada de carbono e sua neutralização com plantio de árvores; o Projeto Floresta Urbana, que realizou o plantio de mudas em vários pontos da cidade; o plantio de espécies nativas em uma área de nascente urbana localizada na rua Dr. Giglio Pecoraro, em Cezar de Souza; e a programação do Junho Ambiental – que incluiu um mês inteiro de atividades voltadas ao meio ambiente.
Premiação
Com a certificação de 2021, Mogi das Cruzes conquista pela quarta vez o Programa Município Verde Azul e pela quinta o Prêmio André Franco Montoro. O programa foi criado pelo Governo do Estado em 2007 e prevê uma série de diretivas que devem ser cumpridas pelos municípios participantes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
As cidades elaboram relatórios mostrando o desempenho em cada uma das diretivas, com comprovação efetiva das ações realizadas. Os organizadores atribuem notas para cada diretiva e a soma define a pontuação geral de cada município, definindo, dessa forma, a posição entre os 645 municípios paulistas.