Mogi das Cruzes

Mogi amplia oferta de vagas de acolhimento a moradores de rua 

Além de aumentar os serviços de abordagem até as 23 horas, o Serviço Social terá mais 25 vagas para acolhimento a pessoas em situação de rua. Previsão de geada motivou iniciativa

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Mogi amplia oferta de vagas de acolhimento a moradores de rua 

Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciará, nesta quarta-feira (28), uma nova ampliação nos serviços de abordagem e acolhimento a pessoas em situação de rua. Em complemento ao que já vinha sendo feito pela Operação Inverno, haverá aumento na oferta de vagas em acolhimentos institucionais e também acréscimo no horário do Serviço de Abordagem Social.

Até então, as equipes de abordagem atuavam diariamente, das 8h às 22h. A partir de agora, o horário se estenderá até as 23h. Nos acolhimentos, também serão 25 vagas a mais destinadas ao atendimento dessa demanda, sendo 15 no Serviço de Acolhimento Complementar (SAC) e 10 na Casa de Passagem Abomoras.

As medidas são tomadas em função das previsões metereológicas, que apontam a chegada de uma forte onda de frio, com possibilidade de geada em todo o Estado de São Paulo.

“Sabemos que a população de rua é a mais vulnerável às oscilações do tempo, portanto, já nos antecipamos com essas medidas de reforço no atendimento e oferta de acolhimento a esse público”, destaca o coordenador do Centro POP de Mogi das Cruzes, Osni Damásio.

Além do aumento no horário de abordagem e de vagas em abrigos, as equipes também oferecem cobertores àqueles que não aderem ao acolhimento institucional. Vale lembrar que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua.

A unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade é o Centro POP, situado no Mogilar. Lá, as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa, receber atendimento psicossocial e há ainda a oferta do encaminhamento para acolhimento institucional. 

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelos telefones 4796-3862/ 4790-1244. O telefone do Serviço de Abordagem Social à População de Rua é o 97096-0923. Passados os horários de atuação das equipes, a Guarda Municipal deve ser acionada, pelo telefone 156. A corporação está treinada para realizar abordagens e eventuais orientações a pessoas em situação de rua.