Mogi das Cruzes

Festival Gatronômico Mistura Mogiana destaca sabores e cultura

O evento realça ingredientes como frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais produzidos na região metropolitana

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 10 meses

em

Festival Gatronômico Mistura Mogiana destaca sabores e cultura

Foto: reprodução

1o Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, divulgou esta semana os integrantes do júri técnico que trabalharão na seleção das 36 receitas que participarão do concurso. A divulgação das receitas selecionadas acontecerá no dia 5 de fevereiro (veja os nomes dos jurados no final do texto).
Os organizadores indicarão outros cinco jurados que atuarão em cada uma das três etapas de degustação pública, que acontecerão em três sábados (24 de fevereiro, 2 e 9 de março).Em cada uma dessas etapas, serão selecionadas 4 receitas de um total de 12 inscritas, para a etapa final, que ocorrerá no dia 16 de março.
Durante as degustações públicas, que ocorrerão no Parque Leon Feffer, cada chef levará seu prato pré preparado e fará a finalização no local. Serão distribuídas 300 senhas para o público presente, que fará a desgustação de cada prato. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo.
O evento é de um concurso de receitas, destacando ingredientes como frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) produzidos na região. O festival compartilha receitas relacionadas à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas iguarias.
O 1o Festival Gastronômico Mistura Mogiana dará origem a um livro, que será roteiro cultural de Mogi das Cruzes. Outro objetivo é estimular que as receitas sejam incorporadas entre bares e restaurantes da cidade premiando um cardápio que reconhece os talentos locais.
O júri técnico conta com Adan Garcia, campeão Sabor de São Paulo por 3 anos consecutivos; Thais Ventura, chefe patisserie pelo Senac; Álvaro Mielke, gastrólogo especialista em gestão estratégica de negócios, com mais de 20 anos de experiência na área; Bruno Torres, dono e chef do Caqui Bistrô e Trattoria do Bruno, e Jamile Ramos, nutricionista formada na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciên- cias pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nu- trição Clínica Funcional pela VP/UNICSUL.