Mogi das Cruzes

Festa do Divino tem Caminhada Paz e Bem 

Será neste sábado (4), a partir das 11 horas, um novo formato de caminhada alusiva à Entrada dos Palmitos, tão esperada pelos devotos

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Festa do Divino tem Caminhada Paz e Bem 

Divulgação

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes promove neste sábado (4), a partir das 11 horas, a Caminhada Paz e Bem, em um formato alusivo à Entrada dos Palmitos, partindo do Largo do Rosário, na área central da cidade. Este ano, conforme já havia sido anunciado pelos festeiros Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva e os capitães de mastro Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, não haverá o tradicional cortejo que celebra a boa colheita (a fartura), acompanhado dos carros de bois, cavalos, charretes e cavaleiros. Algumas adaptações foram impostas, também neste momento, em virtude da pandemia. 

A partir das 9h30, cinco grupos folclóricos (Congada e Moçambique) se reunirão no Largo do Rosário (popularmente conhecida como Praça da Marisa). Lá, eles se apresentarão ao público, aguardando a chegada dos festeiros e capitães de mastro. Essa chegada está prevista para as 11 horas. Eles sairão às 10h20 da Associação Pró-Festa do Divino, no Mogilar. 

À frente deles estará o carro da colheita, em que é colocada a charola dos alimentos, e o dos Palmitos, com a imagem do Divino. O percurso até o Largo do Rosário será feito de carro. Eles irão passar pela Capela de Santa Cruz (Rua Doutor Ricardo Vilela, na altura do número 1.200) e descem a Rua Dr. Ricardo Vilela até chegar ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus - Igreja de São Benedito. Deste ponto, eles seguem pela Rua Dr. Corrêa, passam por algumas ruas do Centro até chegar ao ponto onde estarão os grupos folclóricos. A partir daí, todos seguem em cortejo a pé até o Império, para mais apresentações e a bênção do padre João Paulo da Silva e do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini.  

 

Afogado da Caridade

O Afogado do Povo também foi adaptado para os dias atuais. Ao invés de servir seis mil pessoas, de forma gratuita, serão oferecidos 100 pratos a serem distribuídos (meio a meio) para duas instituições beneficentes: Instituto Pró+Vida São Sebastião e Fraternidade Casa de Assis. Essa entrega ocorrerá depois da Caminhada Paz e Bem.

Este ano, o tema da Festa do Divino é: “Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz”. A festividade prossegue até domingo (5), quando ocorrerá a Alvorada, a partir das 5 horas, com concentração em frente ao Império; seguida da Procissão de Pentecostes, às 16 horas, partindo da Catedral de Sant´Ana e percorrendo algumas ruas do centro até voltar à Catedral de Sant´Ana, onde será celebrada a Santa Missa. Após a missa, haverá a incineração dos pedidos depositados nas urnas das rezadeiras e rezadores e o fechamento do Império, que encerra mais uma Festa do Divino.