Mogi das Cruzes
Prefeitura de Mogi leva atendimento de saúde à aldeia indígena M’boiji
Ação contemplou 16 famílias com consultas, vacinação e orientações; iniciativa será realizada mensalmente

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, realizou nesta segunda-feira (25/08) uma ação especial de atendimento na aldeia indígena M’boiji, localizada no bairro da Porteira Preta. A atividade atendeu 16 famílias com serviços médicos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e orientações em saúde.
A iniciativa faz parte do plano da atual gestão para descentralizar os serviços públicos de saúde, levando-os diretamente às comunidades. De acordo com a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a proposta visa integrar a rede de atenção básica às diferentes populações do município. “Estamos levando os serviços até os locais onde as pessoas estão. A aldeia M’boiji é parte importante da nossa cidade, e queremos garantir que seus moradores tenham acesso a atendimentos, prevenção e cuidado em saúde”, destacou.
A ação será realizada de forma periódica, sempre na última segunda-feira de cada mês. Segundo a diretora da Rede Básica de Saúde, Juliana Alves Romagnolo, a expectativa é ampliar os serviços nas próximas edições. “Nos próximos meses, além do atendimento clínico, vamos incluir saúde bucal e a coleta de exames preventivos e laboratoriais, promovendo um cuidado ainda mais completo”, afirmou.
A aldeia já havia recebido, ao longo do ano, campanhas de vacinação que incluíram doses contra gripe, Covid-19 e pneumonia (Pneumocócica 23-valente), vacina recomendada para indígenas a partir dos 2 anos de idade, mas que não integra o calendário vacinal regular.