Mogi das Cruzes

Dr. Dori Boucault orienta consumidor sobre novo golpe

Golpistas obtêm informações sigilosas e se passam por atendentes de banco

Tatiana Silva

Publicado

há 2 anos

em

Dr. Dori Boucault orienta consumidor sobre novo golpe

Divulgação

O Procon de Mogi das Cruzes faz um alerta sobre os cuidados que devem ser adotados para a devolução de valores depositados indevidamente em contas bancárias, principalmente por empréstimos não solicitados. 

Os golpistas obtêm informações sigilosas sobre contratações de empréstimos junto aos bancos ou INSS, e ao saber que o consumidor não queria o referido empréstimo, se passam por representante da empresa e orientam que, para cancelar o contrato, a pessoa deve devolver o crédito que recebeu em sua conta bancária.

No entanto, ao fazer o pagamento do boleto enviado, o crédito é transferido a um terceiro e não à instituição financeira responsável pelo empréstimo. 

Um dos motivos para que esses golpes voltem a acontecer é o vazamento de dados. Em janeiro de 2021, houve um megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros, considerado um dos maiores na história. As informações continham nome, sexo e data de nascimento, além de uma tabela com dados de veículos e uma lista com CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). As informações circulam na Internet de forma gratuita.

Para o conhecimento do consumidor e das Instituições Financeiras, a Lei Estadual de São Paulo Nº 17.458 de 25/11/2021 proíbe as instituições financeiras de ofertar e celebrar contrato de empréstimo de qualquer natureza, como aposentados e pensionistas, por ligação telefônica, no âmbito do Estado. 

Advogado especialista em Direito do Consumidor e do Fornecedor e Consultor em Relação de Consumo, dr. Dori Boucault explica o que o consumidor deve fazer caso passe por essa situação: “O correto para o consumidor é não prolongar qualquer tipo de contato que receba via telefone, Internet ou pessoalmente. Se for o caso, desligue ou se afaste da situação. Não realize nenhum tipo de pagamento de liberação de empréstimo; e confira atentamente os dados do boleto bancário ou do destinátario do pix, antes de efetivar a transação financeira. Para a contratação de empréstimos, sempre dê preferência àquelas feitas de forma presencial em agências que você já conhece e que sejam estabelecidas. Desconfie de ofertas milagrosas; não forneça dados pessoais ou financeiros em ligações; e, em hipótese alguma, envie selfies para cancelamento de compra. Sempre suspeite de ofertas com preços muito abaixo do mercado”.
 
“Se, infelizmente, isso ainda acontecer, procure imediatamente a Instituição Financeira da qual você é cliente, o Procon de sua cidade, a Delegacia de Polícia (o Boletim de Ocorrência pode ser feito online) e faça o bloqueio dessas questões o quanto antes”, orienta dr. Dori.