Mogi das Cruzes

Conferência Municipal de Juventude reúne mais de 250 jovens em Mogi das Cruzes

A conferência conta com sua segunda edição e foi realizada no Auditório do CEMFORPE

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Conferência Municipal de Juventude reúne mais de 250 jovens em Mogi das Cruzes

foto: Warley Kenji/PMMC

Mais de 250 jovens mogianos participaram da 2ª Conferência Municipal de Juventude, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Capacitação Profissional e Políticas de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. No evento, realizado no dia 29 de setembro, foram encaminhadas e aprovadas 24 propostas dos grupos de trabalho e os participantes elegeram quatro delegados, que irão representar a cidade na etapa estadual. 

A partir do tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, os participantes se dividiram em oito grupos de trabalho, que trataram sobre os direitos à Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cultura, Desporto, Lazer, Território e Mobilidade; Diversidade, Igualdade, Comunidade e Liberdade de Expressão; Cidadania, Participação Social e Política, Representação Juvenil, Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE; Saúde e Segurança Pública e acesso à Justiça. 

Para a vice-prefeita Priscila Yamagami, a conferência é uma oportunidade de promover a escuta dos jovens e incentivar sua participação. “É o momento de discussão de políticas públicas, de ouvirmos e escutarmos os jovens de verdade, deixando que eles se expressem e apresentem suas ideias”, disse. Mogi das Cruzes tem sido referência em políticas públicas para os jovens, como o Empodera Juventudes, que está em sua 3ª edição e se tornou case estadual, assim como o Cursinho Público Pré-Vestibular gratuito, que acontece em espaços descentralizados, por meio do CRESCER.  

Os grupos para a discussão das temáticas na conferência foram formados por alunos gremistas de 15 escolas e jovens de mais de 20 bairros. Após a abertura no Auditório do Cemforpe, os jovens se dividiram em salas da Escola de Governo e Gestão e o Bloco Didático do Cemforpe. Foram encaminhadas e aprovadas 24 propostas em temáticas, como a ampliação do atendimento à saúde mental, empregabilidade, arborização da cidade no combate às mudanças climáticas, passe livre para estudantes em atividades de lazer, esporte e cultura. 

“A Conferência mostrou o potencial das juventudes de Mogi. Com muito diálogo sobre a cidade, os jovens construíram propostas que contemplaram as necessidades de toda a cidade. Um exercício de pura cidadania e o fortalecimento do protagonismo juvenil”, destacou Itânio Mariano, que presidiu a Conferência e coordenará a Delegação Municipal na Conferência Estadual de Juventude. 

Além dos jovens, os grupos contaram com a participação dos secretários municipais Caio Luz, de Mobilidade Urbana; Lucas Porto, de Planejamento e Gestão Estratégica; Severino Netto, de Transparência e Dados Abertos; a adjunta de Saúde, Rosangela Cunha e o adjunto de Assuntos Jurídicos, Marcelo Silverio. Estiveram presentes o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes; a supervisora da Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes, Eliana Incau e a vereadora Malu Fernandes. 

A Plenária Final foi realizada no Auditório do CEMFORPE com a participação de todos os jovens na aprovação das propostas da Conferência Municipal e a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, na cidade de Olímpia, nos dias 27 e 28 de outubro. Foram eleitos Ana Beatriz Pires, de 16 anos; Carolina da Mota, de 18 anos; Christian Yakabe, de 18 anos e Gustavo Costa, de 22 anos. Lavínia Campos, de 15 anos, é a suplente do grupo.