Nova frota de Ônibus - MOBILE

Mogi das Cruzes

Câmara de Mogi aprova projeto de lei que visa combater a evasão e abandono escolar

Ideia propõe acompanhamento individual para alunos e relaciona possíveis causas de evasão que devem ter prioridade

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Câmara de Mogi aprova projeto de lei que visa combater a evasão e abandono escolar

Divulgação

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16), o projeto de lei 117/2021, de autoria da vereadora Malu Fernandes (SD). A propositura visa combater e erradicar a evasão e abandono escolar no município.

Segundo a ideia, os alunos devem ter acompanhamento individual em relação ao possível abandono dos estudos. Além disso, também relaciona as causas da evasão escolar que devem ter prioridade, como gravidez na adolescência, o uso de drogas, vulnerabilidade social e econômica, questões psicológicas, entre outras.

“Já era urgente. O Brasil sofre demais com a evasão escolar. Isso custa muito para nosso país. Afinal, cerca de 3% do PIB [Produto Interno Bruto] ficam comprometidos por causa da interrupção dos estudos. Sempre estudei em escola pública. Meus pais trabalhavam muito. Por causa dos professores que falavam da importância de se ter um projeto para o futuro, minha vida mudou. Por isso, essas políticas públicas são tão importantes”, disse Malu, autora do projeto de lei.

Dados do estudo “Consequências da Violação do Direito à Educação Básica”, parceria da Fundação Roberto Marinho com o Insper, mostrou que o Brasil perde R$ 214 bilhões por ano pelo fato de os jovens não concluírem a educação básica. 

“Muitas vezes não imaginamos o impacto econômico que gera um aluno fora da sala para o nosso país. Precisamos começar a vincular a educação com o desenvolvimento econômico, pois eles andam lado a lado”, comenta a vereadora.

O projeto foi aprovado por unanimidade e apresenta e conta com diretrizes básicas de como a Prefeitura pode elaborar estratégias de prevenção de combate à evasão e abandono escolar. Entre essas diretrizes, destaca- se a importância de reforçar o projeto de vida no cotidiano dos alunos e também a implementação de metodologias ativas.

“Os alunos já não aprendem da mesma forma que antigamente, é preciso inovar nas salas de aulas para que o objetivo de ensino seja atingido “, acrescentou a parlamentar.

 

EVVE BANNER