Mogi das Cruzes

Câmara de Mogi das Cruzes aprova criação do “Dia do Atirador Desportivo”

Propositura inclui o dia 3 de agosto no Calendário Oficial do Município para celebrar a data

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Câmara de Mogi das Cruzes aprova criação do “Dia do Atirador Desportivo”

Foto: Divulgação/CMMC

Em sessão ordinária nesta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 59/2022, que institui no âmbito do Município o “Dia do Atirador Desportivo”. De autoria dos vereadores Marcos Furlan (PODE), presidente do Legislativo mogiano, e Francimário Vieira (PL), o Farofa, a propositura inclui a data de 3 de agosto no Calendário Oficial de Mogi das Cruzes.

Segundo a justificativa dos parlamentares, o Tiro Desportivo é um esporte de alto rendimento, que necessita de equilíbrio corporal e emocional, concentração, preparação física, além de conhecimento técnico sobre defesa pessoal.

Com o aval dado à propositura nesta tarde, Mogi das Cruzes passará a comemorar o Dia do Atirador Desportivo anualmente, sempre em 3 de agosto. A data para a celebração foi escolhida por ser o dia no qual o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas, justamente nesse esporte.  

Francimário Farofa, um dos autores do Projeto nº 59/2022, disse que a atividade vem ganhando cada vez mais adeptos em Mogi e região. “Essa prática aumentou muito em nossa Cidade e até nas cidades vizinhas. São pessoas treinadas. Visitei clubes de tiro em outros municípios. Queremos reconhecer essa atividade. Em muitas cidades de São Paulo essa data já foi incorporada ao calendário oficial dos municípios”.

Marcos Furlan (PODE), outro autor da propositura, lembrou que a intenção é valorizar a posse de armas responsável. “São diversos atiradores esportivos em nossa Cidade. A questão do atirador esportivo não deve se misturar ao incentivo ao armamento. Sou professor de artes marciais e conscientizo os alunos. Ou seja, explico e reforço para eles não usarem o que aprendem nos tatames nas ruas. No caso deste projeto, estamos falando de pessoas que praticam para relaxar ou até mesmo para evoluir na prática da atividade. Fico muito feliz com a aprovação desse projeto”.

Também foi aprovada recentemente a Lei estadual (Lei n° 17.516 de 13 de janeiro de 2022), adotando o “3 de agosto” como a data da homenagem.

Ainda de acordo com os vereadores na redação do Projeto de Lei nº 59/2022, em Mogi das Cruzes, os clubes de tiros reúnem atualmente cerca de 2 mil associados.

Histórico

O Tiro Desportivo tem um valor histórico especial para o Brasil. Afinal de contas, no dia 3 de agosto de 1920, na Bélgica, o país conquistaria sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas, obtida justamente por atleta praticante desse esporte.

Guilherme Paraense levou a inédita medalha de ouro na modalidade de tiro rápido. Além disso, o atirador também ganhou o bronze por equipe nessa competição, ao lado de Sebastião Wolf, Dano Barbosa, Fernando Soledade e Afrânio.

Afrânio também conquistou a medalha de prata na prova individual dos 50 m de pistola livre. A conquista entrou para história do esporte brasileiro, uma vez que foi a primeira vez que o Brasil ocupou o primeiro lugar no pódio em Olimpíadas.