Guararema
Cine Transpetro transforma escola de Guararema em sala de cinema
Projeto itinerante leva curtas-metragens e reflexão sobre cultura, meio ambiente e cidadania a estudantes da rede pública

Cerca de 380 estudantes e educadores da Escola Municipal José Benedito dos Santos vivenciaram uma experiência diferente na última segunda-feira (23), quando a unidade escolar foi transformada em sala de cinema pelo projeto “Cine Transpetro nas Comunidades”. A iniciativa, patrocinada pela Transpetro por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), promove sessões gratuitas de cinema em escolas públicas pelo país.
Durante a ação, foram exibidos três curtas-metragens brasileiros — Menina Espoleta e os Super-Heróis Secretos, Trago em Mim Todos os Sonhos do Mundo e Vellozia — com temáticas voltadas à amizade, identidade e meio ambiente. A estrutura itinerante adaptou o espaço escolar para criar uma ambientação similar a uma sala de cinema, oferecendo uma experiência cultural imersiva aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Além das sessões de cinema, o projeto distribuiu material pedagógico aos professores, com propostas de atividades e orientações para aprofundar em sala de aula os temas abordados nos filmes. A iniciativa busca também conscientizar as comunidades sobre a importância da segurança nos dutos da Transpetro, além de divulgar o canal oficial de atendimento da empresa (telefone 168).
A previsão é que o “Cine Transpetro nas Comunidades” percorra 135 municípios em 17 estados brasileiros, levando cultura, informação e cidadania a diferentes regiões do país.