Funcionários da Zoonoses participam de capacitação

Divulgação PMG

Funcionários do setor de zoonoses do município de Guararema participaram de uma capacitação promovida pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), com o objetivo de identificar métodos de coleta de carrapatos e como acondicioná-los de maneira correta. A capacitação aconteceu no dia 29 de novembro e a prática foi realizada na Ilha Grande e Pau d’Alho.
O encontro visou a atualização dos profissionais sobre a técnica, considerando o importante papel desempenhado pelos carrapatos como vetores e reservatórios de doenças, entre elas a Febre Maculosa Brasileira (FMB).
Os carrapatos podem ser coletados em fase parasitária, sobre os animais (fixados à pele de seus hospedeiros) ou em fase de vida livre (no meio ambiente). Os carrapatos do meio ambiente podem ser coletados ativamente, pela sua busca na vegetação e no corpo dos capturadores, ou passivamente, por intermédio de armadilhas atrativas.
A capacitação da equipe faz parte das ações de vigilância e prevenção da Febre Maculosa Brasileira na cidade de Guararema.