Guararema

Vereador Dé fala sobre a Semana da Consciência Negra

Debates e estudos fomentam reflexões sobre o assunto em Guararema

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Vereador Dé fala sobre a Semana da Consciência Negra

Vereador Dé é autor do projeto / Foto: CMG

A Semana da Consciência Negra foi instituída em Guararema, por meio da Lei nº 3410, de 14 de julho de 2021 e passou a ser celebrada anualmente no mês de novembro.

A Lei é de autoria do Vereador André Augusto de Oliveira (PSB), o Dé, e, segundo ele, as celebrações referentes à Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na metade da década de 70 e esta luta perdura até os dias atuais, visto que o racismo estrutural ainda encontra-se inserido no bojo de nossa sociedade.

O Vereador Dé reforça que torna-se fundamental a reflexão sobre a trajetória da população afrodescendente e seu espaço na sociedade contemporânea, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana.

“Precisamos compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos distintos, que têm culturas e histórias próprias, igualmente valiosas. Abrange-se, neste aspecto, atitudes e conceitos que reconhecem e valorizam a história e a cultura negra.”, diz o Vereador.

A programação da Semana da Consciência Negra, envolve o desenvolvimento de ações, bem como discussões e debates nas Escolas Públicas Municipais, relativas ao estudo da raça negra na formação cultural brasileira, visando a superação dos preconceitos e discriminações raciais existentes na sociedade.

Além dessas reflexões, a Secretaria Municipal de Cultura preparou o 1º Festival Maria Florência de Consciência e Cultura Preta em Guararema, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro.

No domingo, dia 20 de novembro, que marca a data da Consciência Negra, a programação começa às 10h30, com a atração Tambor de Crioula, Grupo Flor D’Arueira do Mestre Nenê, na Vila de Luís Carlos.

No mesmo dia, às 16 horas, ocorre a apresentação do Grupo de Capoeira da Secretaria de Esportes e Lazer de Guararema, Mestre Nil, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello. Já às 18 horas, acontece o Espetáculo Online “Quatro Mulheres”, com Cida Baú e Gabriel Ivanoff por meio da Circulação Online Proac. A transmissão ocorre no Canal da Prefeitura de Guararema.

Já no dia 23 de novembro, às 9 e às 14 horas ocorrem as edições dos Contos Pretos, com jovens da Rede Sociaossistencial, na Praça Coronel Brasílio da Fonseca (Praça do Coreto).

O nome do festival, Maria Florência, tem um peso histórico muito importante para a cidade, pois faz alusão a ex-escrava que ganhou terras às margens do Rio Paraíba do Sul e deu origem a Guararema.

AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP AUDIENCIA PUBLICA - SANTA ISABEL - ALESP