Tradição, crescimento e expansão dos Supermercados Monteiro

Desde 1984, tudo começou quando João Monteiro herdou de seu sogro uma pequena quitanda localizada em frente ao Fórum de Guararema, na Rua Expedicionário Brasílio de Almeida, que fica no centro da cidade. A partir de então foi tocando o comércio e, um ano depois, alugou um ponto comercial maior e mais bem localizado, conforme Irineu Monteiro, filho de João, que conta a história a reportagem especial do negócio da família para o Jornal O Novo.
Com o novo ponto na Rua Dona Laurinda, João mudou sua quitanda e abriu junto a ela uma pequena mercearia nos fundos. Mas com o passar do tempo, este ponto também acabou se tornando pequeno, pois a quitanda e mercearia foi crescendo e precisava de espaço para expandir. Além disso, o Sr. João sempre teve expectativa e muito empenho para que o comércio expandisse cada vez mais, segundo declara seu filho Irineu. Sendo assim, 5 anos após a primeira mudança de ponto, na década de 1990, foi aberto um novo mercadinho, em frente à Santa Casa de Guararema.
O trabalho e dedicação da família gerou bons frutos para colher, as expectativas foram cada vez mais se concretizando e, passando-se mais 10 anos após a última mudança de local do que antes era apenas uma quitanda, foi inaugurada uma nova loja - precisamente no ano 2000 -, localizada na Rua Marcondes Flôres, centro de Guararema.
Já em 2007, Sr. João Monteiro inaugurou mais um novo supermercado, no bairro Itapema, expandindo então para o terceiro ponto de franquia do seu comércio. O supermercado que começou como como uma quitanda, prosperou conquistando público no geral e localizando-se cada vez mais em pontos estratégicos da cidade.
Mais uma vez com o passar dos anos, surgiu a oportunidade de investimento na abertura em  um local maior e no dia 15 de abril de 2015, a loja da Rua Marcondes Flôres mudou de localização, passando a oferecer um estacionamento amplo, com capacidade para 110 veículos ,  e maior variedade de produtos, “Sempre visando atender melhor aos nossos clientes”, afirma Irineu. Essa nova loja está localizada em frente ao Pau D’alho, ponto turístico e bastante conhecido na cidade.
A mais nova e maior loja dos Supermercados Monteiro, hoje conta com 5 lojas de conveniência instaladas no seu interior, oferecendo outras opções de compra e alimentação para seus clientes. Dentre elas há um café e lanchonete, uma loja de roupas femininas e masculinas para adultos e outra de roupas infantis, uma farmácia e uma loja de bijuterias. Estendendo ainda o leque de opções, há mais 2 quiosques: sendo um chaveiro e acessórios e o outro de eletrônicos.
O Supermercado Monteiro atualmente gera mais de 420 empregos indiretos, com 140 funcionários diretos, colaborando para o crescimento e evolução econômica de Guararema.
Este ano, a loja que ficava em frente à Santa Casa passou a ser no Bairro Nogueira. Atualmente a franquia contém 3 lojas abertas e isso faz parte da realização de um sonho segundo os próprios donos, pois sempre foi o que almejaram  e para o que tanto trabalharam com esforço e afinco afim de conquistar. Hoje em dia, de acordo com Irineu Monteiro, “tudo isso se deve à dedicação dos meus pais, João e Hortência Monteiro, que com sua competência e muito trabalho, sempre acreditaram que podiam chegar ao que conquistaram e possuem hoje”.