Mogi das Cruzes
Prefeita Mara Bertaiolli lança aplicativo SOS Mulher Mogiana em parceria com a Guarda Civil Municipal
Patrulha Maria da Penha reforça proteção às vítimas de violência doméstica; atualmente, 281 mulheres estão sob acompanhamento com medidas protetivas em Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), lançou o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma nova ferramenta de proteção para mulheres em situação de risco que possuem medida protetiva.
O evento de lançamento foi realizado no 2º prédio da Prefeitura, anteriormente conhecido como Pipa Hub, localizado no centro da cidade, próximo ao shopping Urupema.
O aplicativo é exclusivo para mulheres que já possuem medida protetiva concedida pela Justiça. O funcionamento acontece da seguinte forma: quando a medida é registrada no sistema da Polícia Civil, a mulher é automaticamente incluída no cadastro da GCM. A partir desse momento, ela recebe acesso ao aplicativo e pode utilizá-lo em situações de emergência.
Com apenas um clique no botão de alerta, a vítima aciona diretamente a GCM, que imediatamente é notificada e envia a viatura da Patrulha Maria da Penha até o local para prestar atendimento e garantir a segurança da mulher.
Atualmente, 281 mulheres estão sob acompanhamento com medidas protetivas em Mogi. Para reforçar esse atendimento, a cidade conta com uma viatura exclusiva dedicada às ocorrências da Patrulha Maria da Penha.
Durante o lançamento, a prefeita Mara Bertaiolli destacou a prioridade de sua gestão na defesa das mulheres:
“Em Mogi, na minha gestão, nenhuma mulher será desrespeitada e nenhuma mulher deixará de ser ouvida”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Segurança, Gilberto Tsutomu Ito; da secretária da Mulher, Lívia Alessandra Bolina; dos vereadores Rodrigo Romão, Milton Lins (Bi Gêmeos), Malu Fernandes e Priscila Yamagami; além do presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo (Farofa). Representando a Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, esteve presente o delegado Evaldo José de Melo.
Com o SOS Mulher Mogiana, a cidade reforça sua rede de proteção e acolhimento, oferecendo um canal rápido, exclusivo e direto de apoio em situações emergenciais.