Guararema

Protocolo de Prevenção à Violência é discutido em Guararema 

Durante a reunião, foram discutidas medidas preventivas, como o controle efetivo de acesso, especialmente em relação a pessoas externas ao ambiente escolar e a possibilidade de encaminhamento de crianças e adolescentes a programas de saúde mental

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Protocolo de Prevenção à Violência é discutido em Guararema 

Foto: Comunicação/Câmara Municipal de Guararema

Na última quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico sediou uma reunião com o objetivo de criar um Protocolo de Atendimento e Prevenção à Violência, em resposta a um pedido feito pelo Conselho Tutelar de Guararema.

O tema violência tem sido debatido em todo o mundo devido aos últimos atos de brutalidade ocorridos em unidades escolares em várias cidades. Em resposta, o Conselho Tutelar da cidade realizou reuniões com a Polícia Militar e outros órgãos competentes para prevenir futuros crimes e violências nas escolas da região. A presença de policiais militares é essencial na prevenção desses tipos de ocorrências, pois garante a segurança dos alunos, professores e demais funcionários da instituição.

Durante a reunião, foram discutidas medidas preventivas, como o controle efetivo de acesso, especialmente em relação a pessoas externas ao ambiente escolar, a possibilidade de encaminhamento de crianças e adolescentes a programas de saúde mental, a avaliação da eficácia dos programas já implantados no município, como o Programa Vizinhança Solidária Escolar, a elaboração de protocolos de emergência, o investimento na cultura de paz e, principalmente, a interação entre todos os setores envolvidos, incluindo pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes.

"A Presidente da Câmara, Vanessa Martins, afirmou: 'Esse é um tema que exige muita cautela e dedicação, pois se trata do bem maior do nosso município, que são as futuras gerações. A reunião com todos os setores envolvidos foi muito produtiva e gerou outras possibilidades para contemplarmos um plano de ação em benefício da segurança das crianças e adolescentes do município, bem como a melhoria constante da qualidade de vida dentro da comunidade escolar. Além disso, foram apresentadas novas indicações e ofícios dos vereadores'."

Antes mesmo do evento, o Capitão PM Flávio já possuía um cronograma que garantia o policiamento ao redor das escolas, constantemente. O plano foi intensificado e a ronda escolar é realizada de maneira sistemática, garantindo a segurança das crianças. Em reuniões anteriores, várias indicações foram apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da cidade, algumas das quais já foram atendidas, como a contratação de seguranças e a instalação de botões de pânico nas unidades escolares municipais.

O evento realizado reuniu os principais setores vinculados com a discussão do tema. Entre as autoridades presentes, estavam a Dra. Vanêssa Christie Enande, Juíza de Direito da Vara Única de Guararema; Odvane Rodrigues da Silva, Vice-Prefeito de Guararema; Dr. Jorge Luís Neves Esteves, Delegado da Polícia Civil de Guararema; o Capitão PM Flávio Roberto da Silva, Comandante da 3ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano; a Presidente da Câmara Municipal, Vanessa Martins dos Santos; a Tenente PM Gabriela Silva Porfírio, Comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Guararema; Eunice Ferreira da Silva, Conselheira Tutelar; Felício Kamyama e Ana Paula Borges de Andrade e Lima, representando a OAB; Daniela Aparecida Guedes de Paula e Jenifer Mary Garcia Pereira Hirata, supervisoras de ensino; Hector Trevor Campos da Silva, Coordenador Geral do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); Dra. Fernanda Gutierrez Fernandes, Erineide Dourado Guimarães e Diácono Nilton Ferreira, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Educação e da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico. 

A Câmara Municipal de Guararema foi representada pelos vereadores André Aparecido Alves de Araújo, Fernando Campagnoli Benitez Braga e Maria de Fátima Soares Pereira de Souza, além da procuradora jurídica Dra. Marília de Siqueira Campos e da Gerente Legislativa Vânia da Conceição Nogueira.