Guararema

Projetos sociais recebem investimentos da iniciativa privada

Crianças são beneficiadas por meio dos recursos captados pela Secretaria de Assistência Social

Redação

Publicado

há 4 anos

em

Projetos sociais recebem investimentos da iniciativa privada

O executivo realiza captação de recursos da iniciativa privada por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança, desde 2011, e do Adolescente e do Fundo do Idoso, que está ativo desde 2013. Ao longo dos anos já foram mais de R$ 4 milhões captados e investidos em ações e projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania (SEMASHC), de ONGs e entidades subvencionadas pela Prefeitura.

Para o ano de 2020, já foram captados R$ 923 mil em ambos os fundos, que serão destinados aos projetos Novos Idosos e Jovem Ação e Cidadania, desenvolvidos pela Prefeitura por meio da SEMASHC e para a ONG Seja Feliz. Os recursos captados, somados aos recursos públicos, garantem a eficácia dos serviços públicos destinados às crianças, adolescentes e idosos, com equipamentos descentralizados, oferta de cursos, oficinas e palestras que fortalecem a rede socioassistencial.

Atualmente o município presta atendimento a 114 idosos que fazem parte do projeto Novos Idosos; 90 adolescentes do Jovem Ação e Cidadania, além de cerca de 270 crianças e jovens atendidos nos Centro Socioeducativos e entidades subvencionadas: ONG Seja Feliz e Projeto Menino Jesus.

Sobre as ações realizadas, o secretário de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Sidnei Santos Leal enfatiza a importância da arrecadação: "O trabalho de captação de recursos da inciativa privada é um trabalho sério, que conseguimos desenvolver graças ao apoio do prefeito Adriano Leite, ao trabalho dos técnicos da secretaria e aos membros dos conselhos municipais. Sem esta parceria não seria possível presenciarmos, a cada dia, os resultados como quando vemos os idosos resgatando a autoestima e habilidades ao realizarem atividades artísticas e físicas e as crianças e jovens se tornando protagonistas de suas próprias histórias ao aprenderem a tocar instrumentos e ao se apresentarem para centenas de pessoas mostrando o seu talento e valor. Isso para nós é um benefício imensurável na vida de cada pessoa que participa dos projetos sociais!", explica o secretário.