Projeto Lixo Zero Guararema tem iniciativa para ajudar Meio Ambiente

Objetivo é fazer com que todos os cidadãos participem do programa

Ricardo Moscatelli

De acordo com informações sobre o Projeto Lixo Zero Guararema, desde o dia 25 de setembro os resíduos orgânicos da maior feira livre que acontece em Guararema estão sendo encaminhados para o Viveiro Municipal Ubaeté, para então se transformarem em adubo.

A iniciativa é da Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guararema, que investiu em contêineres marrons, para ajudar exclusivamente na coleta de orgânicos e produção de adubo. O material que é estimado em duas toneladas por mês, estava destinado ao aterro sanitário da cidade, o que contribui com a diminuição do tempo de vida do aterro, com o projeto, o destino se torna produtivo e sustentável. Também foram implementados dois pontos de entrega voluntária, onde terão a destinação dos resíduos recicláveis (papel, papelão, metal, vidro, entre outros), na Feira Livre.

O objetivo do projeto é que dentro de alguns meses os resíduos orgânicos se transformem em adubo, e seja revertido para os feirantes, e depois para as escolas municipais, que possuem hortas e pomares. Após tudo isso, para todos os cidadãos que participarem do programa.

Na segunda fase do projeto, a ideia é que as pessoas da cidade levem os seus resíduos orgânicos aos pontos de coleta, que serão na Feira Livre e na Feira do Produtor. Além disso, serão distribuídos baldinhos para as pessoas, para que elas deixem nas suas casas e guardem os resíduos orgânicos (restos de verduras, legumes, frutas). Após a fase, o composto/adubo deve voltar para os cidadãos.