Programas de alfabetização encerram aulas do ano de 2019

Durante o ano participaram do programa ao todo 45 alunos, de diversas faixas etárias

Foto: Prefeitura de Guararema

Na quinta-feira (12) ocorreu o encerramento do ciclo de 2019 de dois programas que visam erradicar o analfabetismo de Guararema, o Brasil Alfabetizado (PBA) e o Programas de Erradicação do Analfabetismo (PEA), que ocorrem na Escola Municipal José Benedito dos Santos.

O evento foi prestigiado por alunos, professores e convidados especiais, como o prefeito da cidade, Adriano Leite. Este ano o programa contou com 45 alunos inscritos, sendo todos de Guararema e de várias faixas etárias, como adultos e idosos.

Os projetos auxiliam diretamente em um dos ciclos fundamentais da aprendizagem, a alfabetização. Durante o processo, as pessoas com mais de quinze anos são ensinadas a ler e escrever para seguirem as outras etapas da educação básica.

De acordo com a professora Misley Fonseca, que apoia diretamente as ações do programa, as atividades propostas são essenciais para uma melhor qualidade de vida dos guararemenses. “Com a parceria de todos é possível viabilizar a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida, garantindo assim o atingimento da Meta 7 do Plano Municipal de Educação, que busca erradicar o analfabetismo absoluto no município e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional”, enfatiza a professora.

Dentre os alunos que frequentaram as aulas de alfabetização em 2019, onze deles já estão aptos a prosseguirem os estudos, uma vez que já estão alfabetizados. Já os demais alunos terão a oportunidade de permanecer no programa em 2020.

Analfabetismo em Guararema: Após publicação do Caderno de Dados, Informações e Indicadores Educacionais de 2019, que fala especificamente sobre o cenário da educação em Guararema, foi constatado que a taxa de analfabetismo reduziu 6,6% em pessoas com até 25 anos de idade.