Guararema

Professoras da cidade contam maiores dificuldades da profissão

Fernanda Guimarães

Publicado

há 5 anos

em

Professoras da cidade contam maiores dificuldades da profissão

No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, a data homenageia os responsáveis pela educação e do conhecimento no país.  Apesar da importância que um professor tem para a sociedade, ainda é uma profissão muito desvalorizada.  
A redação do Jornal O Novo conversou com a professora Hilária da Silva Malta, de 33 anos, que dá aula na Escola Municipal Padre Cornélio Van Amerongen em Guararema, e contou quais são seus maiores desafios na profissão “o grande desafio é a falta de interesse de alguns pais quanto ao acompanhamento escolar na vida dos filhos”, explica.
Quanto questionada sobre o motivo de escolher a profissão da educação, a jovem fala “escolhi ser professora porque me identifiquei com as crianças e pela minha mãe que não pode frequentar a escola, para dar orgulho, pois só a única da família que conseguiu entrar na faculdade”, conta a jovem. 
A profissional da educação fala sobre o apego em que tem com as crianças “minha dificuldade é deixá-los no final do ano mesmo sabendo que isso ocorre todo ano pois me apego a todas as crianças”, explica. A professora Janaína Aparecida Ribeiro Moscoso, de 38  anos, atua na área da pedagogia há 11 anos e trabalha no Colégio São Francisco Objetivo em Guararema, a jovem contou sobre a desvalorização que os professores tem " os maiores desafios da profissão é a desvalorização do trabalho do professor, uma vez que a sociedade equivocada acredita que a realização é somente na sala de aula, quando na verdade há muito o que se preparar fora da sala de aula", conta a professora. 
Janaína  fala sobre o prazer de atuar na área "é prazeroso a oportunidade de mediar o conhecimento do aluno" , explica a professora.
 

Fernanda Guimarães é repórter no Jornal O Novo.