Guararema

Primeiro caso de coronavírus é confirmado no Brasil e centro de contigência é criado pelo governador Doria

Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em São Paulo

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 4 anos

em

Primeiro caso de coronavírus é confirmado no Brasil e centro de contigência é criado pelo governador Doria

Após o anúncio do primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, na quarta-feira (26), as pastas de saúde federal e regional fizeram pronunciamentos sobre as principais medidas que serão tomadas referente ao caso.

O paciente infectado é um homem de 61 anos, que deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nesta terça-feira (25), com histórico de viagem para Itália. O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, passou a investigar o caso desde então.

Como primeira medida, o Governador João Doria anunciou que irá criar um centro de contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus em São Paulo. “Infelizmente, foi confirmada em São Paulo a infecção de um brasileiro, que estava na Itália, por coronavírus. Por isso, estamos criando este centro e de contingência e, a partir daí, anunciaremos as medidas a serem adotadas”, explicou o governador.

Além do caso confirmado, no Estado, até a sexta-feira (28) existem outros 66 suspeitos espalhados por cidades de São Paulo, no entanto, nenhum na cidade de Guararema, o que não impediu o município de tomar medidas e se preparar para a possibilidade.

Em nota, a Prefeitura de Guararema salienta que as Unidades de Saúde e a Santa Casa de Guararema já estão em alerta para os protocolos de atendimento de casos suspeitos de Coronavírus, com orientações advindas do Ministério da Saúde. E explicam ainda, que os profissionais de saúde da Santa Casa de Guararema participaram de uma aula online sobre síndromes respiratórias associadas ao Coronavírus, fornecida pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (UFMG).

As medidas para evitar a doença são as mesmas que para gripes e resfriados, por isso, é importante lavar as mãos com frequência, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e manter ambientes de convivência abertos e arejados.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.