Mogi das Cruzes
Mogi amplia Pró-Visão e passa a oferecer 1.500 consultas oftalmológicas por mês
Com a ampliação do contrato com a Santa Casa, cidade lança o maior mutirão de oftalmologia da sua história. Fila já caiu quase 22% em 2025

A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou nesta terça-feira (5), na Policlínica Municipal, a ampliação do programa Pró-Visão. A nova fase marca o início do maior mutirão de oftalmologia da história do município, com a oferta de 1.500 consultas especializadas por mês três vezes mais do que a capacidade anterior.
O contrato com a Santa Casa foi ampliado para possibilitar esse salto, além da aquisição de novos equipamentos para exames oftalmológicos e o reforço da equipe médica. O objetivo é acelerar o atendimento e reduzir o tempo de espera da população que aguarda por consultas oftalmológicas.
De acordo com os dados apresentados, em 1º de janeiro de 2025 havia 14.757 pessoas na fila de espera para exames de refração (exames de vista). Em 30 de julho, esse número caiu para 11.515, representando uma redução de 21,97% nos primeiros sete meses do ano.
O investimento total nesta nova fase do programa é de aproximadamente R$ 400 mil, e a meta é intensificar ainda mais os atendimentos nos próximos meses.
Além das consultas, o Pró-Visão também inclui cirurgias de catarata, que seguem acontecendo em diferentes bairros de forma regionalizada, ampliando o acesso e levando mais qualidade de vida à população.
O evento de anúncio aconteceu no Dia Nacional da Saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação da rede de saúde pública e com o atendimento humanizado.