Brasil
São Paulo inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A primeira via do documento é gratuita e pode ser solicitada em postos do Poupatempo e unidades do IIRGD
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A partir desta segunda-feira (1), o estado de São Paulo começará a emitir exclusivamente a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em substituição à primeira via do RG. O novo documento pode ser solicitado gratuitamente em postos do Poupatempo e unidades geridas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), vinculado à Polícia Civil.
De acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a CIN será o único documento válido nacionalmente a partir de 2032. Até lá, os RGs emitidos pelos estados continuam válidos. A Carteira de Identidade Nacional utilizará o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando a possibilidade de duplicidade na identificação e reduzindo riscos de fraudes.
A CIN apresenta um QR Code que permite verificar sua autenticidade e checar se o documento foi furtado ou extraviado, usando qualquer smartphone. A versão digital do documento estará disponível no aplicativo GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional, é possível utilizar o aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, o portal www.poupatempo.sp.gov.br, totens de autoatendimento ou o WhatsApp pelo número (11) 95220-2974. No dia agendado, o cidadão deve comparecer ao local escolhido com a certidão de nascimento ou de casamento.
A CIN pode ser emitida em qualquer unidade do Poupatempo na capital e no interior, ou em postos da Polícia Civil espalhados por todo o estado de São Paulo. Durante o agendamento, as opções disponíveis serão apresentadas.
Requisito para solicitar a CIN
- Ter uma conta GOV.BR
- Estar em situação regular na Receita Federal
- Não ter outra solicitação da CIN em andamento
Se houver divergências nos dados da Receita Federal ou o cidadão ainda não possuir CPF, será emitido o RG estadual como opção de documento.
Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, que deve apresentar um documento de identificação original e uma cópia.
Documentos exigidos
- Documento com CPF
- Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples)
O governo do estado destaca que os novos canais de agendamento, incluindo portal, totens e WhatsApp, foram implementados para se adequar às mudanças e ampliar o acesso ao serviço.