Guararema

Prefeitura de Guararema faz reunião sobre dengue

Administração Municipal adota série de medidas para combater a doença, e com o decreto municipal, que estabelece alerta

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 7 meses

em

Prefeitura de Guararema faz reunião sobre dengue

Foto: PMG

Ao observar aumento no número de casos positivos de dengue em diversos bairros, a Prefeitura de Guararema adotou uma série de medidas para combater a doença.  No último sábado (9) foi publicado o decreto 4437/2024, que declara “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município

O primeiro encontro do comitê se deu nesta quarta-feira (14), quando o panorama geral foi apresentado aos participantes.

“Estamos registrando um aumento de notificações e também de confirmações de casos de dengue. É uma situação que vem crescendo em todo o Brasil, e em Guararema decretamos situação de emergência. 80% dos focos identificados estão nas casas, e por isso contratamos novos agentes de fiscalização e também uma empresa de nebulização para aplicação de inseticida, e contamos com a participação de todos para não deixar água parada”, explicou, no início, a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

 

Além disso, há também o trabalho preventivo e de conscientização da população, que envolve panfletagem, visitas às residências para inspeção de possíveis focos, trabalho de orientação porta a porta e também divulgação nos principais meios de comunicação.

Já em casos confirmados da doença ocorre a nebulização nas casas em que há foco e também nas residências do entorno, e o "caminhão do fumacê" também passa nas regiões que contam com maior incidência de casos positivos, sempre com aplicação de um produto que não prejudica a saúde das pessoas e dos animais.

 

O estado é de alerta, que estabelece “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município”. A medida vem para que seja possível que a Administração Municipal solicite ainda mais apoio dos governos federal e estadual.

Em todo o ano de 2023, foram 27 casos confirmados em Guararema. Já em 2024, somente em janeiro foram 41 casos positivos em toda a cidade. E como o mosquito se prolifera em focos de água parada, o objetivo é não deixar que isso aconteça. Logo, todo e qualquer objeto deve ser armazenado em local seco e coberto; os vasos de plantas devem vir acompanhados sempre de pratinho com areia; as caixas d’água devem estar devidamente fechadas; as calhas devidamente desentupidas.